Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animais

O que são os misteriosos octógonos encontrados no fundo do mar?

Octógonos misteriosos no solo marinho próximo à Groenlândia intrigaram cientistas; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/07/2023, às 09h37 - Atualizado às 09h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do solo oceânico onde é possível observar octógonos - Reprodução/Proceedings Of The Royal Society B/A Golikov et al
Fotografia do solo oceânico onde é possível observar octógonos - Reprodução/Proceedings Of The Royal Society B/A Golikov et al

É indiscutível que o fundo do mar é um ecossistema completamente diferente do que existe em terra, e por isso intriga pessoas de todo o mundo, que querem conhecê-lo sempre um pouco mais. Porém, alguns rastros no solo oceânico do estreito do Fram — estreito marítimo localizado entre a Groenlândia e o arquipélago de Svalbard — vem deixando, nos últimos tempos, vários pesquisadores curiosos.

Conforme descrito pela Revista Galileu, as marcas em questão — com tamanhos que variam de pequeno ao de uma bola de basquete — não tinham origens claras para os pesquisadores, mas seu formato vinha chamando bastante atenção, sendo de curiosos octógonos. Foi só no dia 28 de junho que foi finalmente publicada na revista científica Proceedings Of The Royal Society B uma pesquisa que pôde sanar algumas dúvidas.

O fenômeno mencionado foi visto especificamente na chamada zona batipelágica, entre mil e 4 mil metros de profundidade, sendo um dos maiores e menos explorados biomas do planeta. E por essa razão também os animais que ali vivem são não só muito intrigantes, como também muito difíceis de estudar, com empecilhos para levá-los a outros locais.

Então, como não seria possível trazer para a superfície o que se busca, os pesquisadores do Centro de Pesquisa Oceânica Helmholtz, na Alemanha, utilizaram veículos operador remotamente para chegar às profundezas do oceano. Assim, descobriram a origem das curiosas marcas no oceano: polvos-dumbo.

Polvo-dumbo
Polvo-dumbo / Crédito: Foto por NOAA Ocean Exploration & Research pelo Wikimedia Commons

Estratégia de caça

O animal, no caso, possui esse nome em homenagem ao famoso elefantinho orelhudo da Disney, devido as suas nadadeiras, que parecem grandes orelhas. As marcas no solo marinho, conforme explica o site Defector, foram deixadas pelos animais depois da aplicação de suas técnicas de caça, que consistem em um mergulho com captura próximo ao solo.

Ao todo, o estudo revela que 106 padrões octogonais regulares puderam ser observados nas imagens coletadas. "Esses padrões geralmente contêm marcas dos braços dos polvos no fundo do oceano. Esses traços variaram de quatro a 47 centímetros de diâmetro, apesar de a grande maioria ter em média 22 centímetros, combinando com os tamanhos dos polvos", descrevem os autores.

Polvo-dumbo em solo aquático
Polvo-dumbo em solo aquático / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons