Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nithyananda Paramashivam

O que se sabe sobre o guru indiano que lidera país inventado

Oficial do governo do Paraguai foi demitido após assinar documento firmando relações com o país de Nithyananda Paramashivam, um criminoso foragido

Redação Publicado em 01/12/2023, às 16h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de - Divulgação/ Estados Unidos de Kailasa
Fotografia de - Divulgação/ Estados Unidos de Kailasa

Recentemente, Arnaldo Chamorro, um político responsável por chefiar o gabinete do Ministério da Agricultura e Pecuária do governo do Paraguai foi demitido após assinar um documento firmando relações com o chamado "Estados Unidos de Kailasa" — um país que não existe. 

O líder do Estado inventado é Nithyananda Paramashivam, um guru de nacionalidade indiana que, no entanto, é um criminoso que está atualmente sendo procurado pelas autoridades da Índia.  

Felicito o honorável Nithyananda Paramashivam, soberano dos Estados Unidos de Kailasa, e aprecio suas contribuições ao hinduísmo, à humanidade e à República do Paraguai", diz Chamorro em um trecho do documento assinado, conforme repercutiu o site O Globo. 

O guru 

Paramashivam, alega que fundou seu "país" em 2019, com o território sendo uma ilha do Equador comprada por ele. O governo equatoriano, todavia, nega a presença do homem ali. Ainda de acordo com o guru, os Estados Unidos de Kailasa possuem bandeira, constituição, passaporte e até mesmo um banco central, segundo informado pela BBC. 

Outro detalhe relevante é que Chamorro não é a primeira pessoa levada a acreditar que lidava com as autoridades de um Estado legítimo: a prefeitura da cidade norte-americana de Denver, nos EUA, também já assinou um acordo com o país imaginário. 

É importante mencionar também que Paramashivam é procurado pela polícia indiana por ter sido acusado de estupro por uma das seguidoras de sua seita religiosa. Ele já não é visto em público há três anos — em seu lugar, envia representantes dos Estados Unidos de Kailasa. Nas redes sociais, por outro lado, o guru é bem ativo, publicando de forma regular vídeos seus conduzindo sermões