Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

O traje criado pela Nasa que muito se parece com a roupa do Buzz Lightyear

Divulgado em 2012, o traje criado pela Nasa chamou atenção por muito se parecer com a icônica roupa do Buzz Lightyear

Alan de Oliveira | @baco.deoli sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/06/2022, às 09h50 - Atualizado às 09h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de trailer do filme Lightyeare e traje inspirado em Buzz feito pela NASA - Divulgação/Disney Brasil e NASA
Cena de trailer do filme Lightyeare e traje inspirado em Buzz feito pela NASA - Divulgação/Disney Brasil e NASA

O traje de cores branco e verde chamado Z-1, foi feito em 2012 pela ‘NASA’ para testar um conjunto de tecidos mais leves, em busca de dar mais conforto para os astronautas durante missões no espaço.

Embora não tenha sido aprovado na época, a vestimenta caiu nos gostos de diversos trabalhadores da instituição americana, por contar com o design muito similar ao de Buzz Lightyear, personagem conhecido em todo planeta pela saga de animações ‘Toy Story’.

[Colocar ALT]
A roupa criada pela Nasa /Crédito: Divulgação/Nasa

O Z-1 foi desenhado com recursos de maior mobilidade para caminhadas, como repercute o site da Nasa, em diferentes níveis de gravidade, tornando o processo de dobrar e torcer as articulações um pouco mais leves e simples para os astronautas se comparado com as roupas espaciais dos anos de 1970 e 1980.

“O aumento da mobilidade foi realizado através de inovações nas articulações de ombro e quadril, usando uma série de novos rolamentos para permitir que os usuários de trajes espaciais mergulhem, caminhem e se curvem com facilidade, tarefas importantes para um explorador planetário coletando amostras ou viajando por terrenos acidentados”, relata o site da Nasa.

Problemas na execução da ideia

Segundo a apuração feita pelo portal de notícias ‘Olhar Digital’, durante a realização dos primeiros testes, foi diagnosticado leves danos ao torso humano que fizeram as tratativas de funcionamento serem paradas de imediato. Logo após, foi também visto que a pressurização foi completamente falha.

Cena da animação 'Lightyear' (2022) /Crédito: Divulgação/Disney

O site ‘Space.com’ fala que um novo protótipo denominado ‘Z-2’ chegou a ser projetado pela corporação espacial, com cores e tronco superior diferentes de antes. 

“O protótipo Z-2 apresentou inúmeros upgrades do Z-1, incluindo melhor mobilidade superior e inferior para permitir que os astronautas caminhem sobre terrenos acidentados, ajoelhem e peguem objetos, e se levantem de uma posição supina, todas as atividades necessárias para futuras missões de exploração”, dizia o comunicado de lançamento da NASA. “O Z-2 também incluiu tecnologias de redução de peso e um torso superior composto”, diz o site repercutido pelo Olhar Digital.

Porém, assim como o seu antecessor, o protótipo com upgrades não foi usado em nenhuma missão, existindo como uma espécie de curiosidade externa da ‘NASA’.