Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Objeto luminoso desconhecido é avistado no céu por observatório do RS

Objeto que apresentava oscilação em seu brilho foi avistado na madrugada da última quarta-feira, 21, por um observatório do Instituto Federal Farroupilha

Éric Moreira Publicado em 22/02/2024, às 09h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de objeto luminoso registrado no céu do RS - Divulgação/Bate-Papo Astronômico
Imagem de objeto luminoso registrado no céu do RS - Divulgação/Bate-Papo Astronômico

Na madrugada da última quarta-feira, 21, câmeras do observatório Bate-Papo Astronômico, localizado no campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), no Rio Grande do Sul, registraram um curioso objeto luminoso não-identificado brilhando no céu.

+ Objeto 500 trilhões de vezes mais brilhante que o Sol é identificado por astrônomos

Conforme pode ser visto em imagens divulgadas pelo grupo, é possível observar o objeto se movendo pelo céu enquanto seu brilho oscila repetidamente. Fabricio Colvero, operador das estações do Bate-Papo Astronômico, pontua também que o objeto, flagrado na órbita baixa da Terra, girava em torno de seu próprio eixo.

Segundo a CNN Brasil, o registro foi feito por volta das 5 horas. Agora, as imagens são analisadas pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), para uma possível identificação do objeto.

Teorias

Conforme repercutido pelo g1, mesmo que o objeto ainda não tenha sido identificado, membros do observatório especulam que possa se tratar de um satélite desativado ou até mesmo do corpo de um foguete.

+ Lixo espacial: Existem quase 30 mil objetos orbitando a Terra, alertam cientistas

No entanto, caso realmente seja isso, esses fragmentos podem ter queimado após a reentrada na atmosfera terrestre. Agora, aguardam-se conclusões da Bramon para uma possível identificação do objeto, segundo o observatório.