Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Colonialismo

Objetos saqueados pela Holanda no período colonial serão devolvidos a países asiáticos

Sri Lanka e Indonésia receberão centenas de artefatos valiosos nos próximos dias

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 06/07/2023, às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Canhão de Kandy será devolvido ao Sri Lanka - Rijksmuseum
Canhão de Kandy será devolvido ao Sri Lanka - Rijksmuseum

Objetos que foram roubados durante o período colonial estão sendo devolvidos pela Holanda às suas ex-colônias asiáticas. Desta forma, Indonésia e Sri Lanka receberão centenas de artefatos valiosos; o que inclui pedras preciosas, joias de ouro e prata, e outros itens saqueados pelas tropas holandesas de um palácio real balinês, conhecido como o "tesouro Lombok".

+ Rei holandês se desculpa por papel da monarquia durante escravidão na era colonial

De início, a Holanda restituirá 484 objetos. A medida acontece após um relatório de 2020 de um comitê consultivo que solicitou que o governo devolvesse de maneira "incondicional" artefatos culturais saqueados — caso os mesmos fossem solicitados por seus países de origem.

Este é um momento histórico", disse Gunay Uslu, secretário de Estado holandês para cultura e mídia. "É a primeira vez que seguimos as recomendações do comitê para devolver objetos que nunca deveriam ter sido trazidos para a Holanda."

Os itens devolvidos

Segundo o The Guardian, o governo indonésio, através do Nacional de Etnologia em Leiden, deve receber até 10 de julho diversos objetos de uma coleção conhecida como Pita Maha; que incluem quatro estátuas de pedra do antigo reino hindu javanês de Singhasari, uma adaga keris do reino Klungkung e 132 objetos de arte moderna de Bali.

Já o Sri Lanka receberá uma arma de bronze de grande calibre ricamente decorada conhecida como o canhão de Kandy, que está em exibição no Rijksmuseum de Amsterdã. Espadas cerimoniais de ouro e prata, uma faca cingalesa e duas armas também serão entregues.