Notícias » Cultura

Obra inédita analisa significado pejorativo do termo “histeria”

“Histeria e sexualidade”, dos psicanalistas Marco Antonio Coutinho Jorge e Natália Pereira Travassos, apresenta discursos de Lacan

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 08/04/2021, às 07h31

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

Neste mês, a editora Zahar irá lançar a obra “Histeria e sexualidade”, dos psicanalistas Marco Antonio Coutinho Jorge e Natália Pereira Travassos. A obra apresenta uma análise sobre a histeria de gênero.

[Colocar ALT]
Histeria e sexualidade (2021) / Crédito: Divulgação / Zahar 

De acordo com os autores, ao longo dos anos, a palavra “histeria” ganhou um significado pejorativo. Contudo, tal termo despreza a história e o lado científico do fenômeno histérico.

Desde a Antiguidade, povos antigos já estudavam este tema. O exame psicanalítico da histeria pode revelar estruturas e conflitos sobre o sujeito e a posição discursiva fundamental, conforme os especialistas abordam na obra. 

Dividido em cinco partes, o livro analisa discursos empreendidos por Lacan, analisando paralelamente estruturas e epidemias de histeria ao longo da história da humanidade. No final da obra, o leitor se deparará, ainda, com uma tabela da álgebra lacaniana, que possui a finalidade de auxiliar a compreensão do texto. 

Disponível em pré-venda na Amazon em formato Kindle e capa comum, “Histeria e sexualidade”, em suma, trata-se de uma importante análise sobre quadros clínicos e questões sociais.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

Histeria e sexualidade, de Marco Antonio Coutinho Jorge e Natália Pereira Travassos (2021) - https://amzn.to/3g3OCSD

O cru e o cozido, de Claude Lévi-Strauss (2021) - https://amzn.to/2Rfg714

Antropologia estrutural, de Claude Lévi-Strauss (2017) - https://amzn.to/3wAqzQJ

Tristes trópicos, de Claude Lévi-Strauss (1996) - https://amzn.to/3usqY67

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W