Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Calor

Onda de ‘calor excepcional’ faz última semana de inverno no Brasil superar 40 graus

Nos próximos dias, algumas cidades brasileiras irão registrar temperaturas maiores que 40°, saiba quais!

Redação Publicado em 19/09/2023, às 13h18 - Atualizado às 13h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de termômetro marcando altas temperaturas - Foto de wirestock, via Freepik
Imagem ilustrativa de termômetro marcando altas temperaturas - Foto de wirestock, via Freepik

O Brasil se prepara para enfrentar um período excepcional de calor nos próximos dias, com previsões indicando temperaturas que podem superar os 40ºC em várias cidades, ainda que no final do inverno.

O pico desse calor está programado para ocorrer entre o final desta semana e o início da próxima, e as estimativas se aplicam a todo o território brasileiro, com a possibilidade de quebra de recordes de temperatura para o mês de setembro. De acordo com informações da MetSul Meteorologia, todas as cinco regiões do país serão afetadas por esse episódio de calor extremo, que é caracterizado como "excepcional".

A região mais impactada deve ser a de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a maioria das cidades pode registrar temperaturas acima de 40ºC. Os municípios localizados na região do Pantanal devem enfrentar temperaturas ainda mais elevadas, variando entre 43ºC e 45ºC.

Mais capitais

Entre as capitais, Cuiabá deve ser a mais quente, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Rio de Janeiro também pode atingir os 40ºC no próximo fim de semana, segundo a Climatempo. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o noroeste do estado serão as áreas mais afetadas pelo calor.

Em São Paulo, cidades do interior, especialmente nas regiões oeste, noroeste e norte, poderão experimentar temperaturas de até 40ºC, com a possibilidade de "vários dias" nessa faixa, de acordo com a Climatempo. Na capital paulista, os termômetros devem marcar entre 37ºC e 39ºC, com o pico de calor esperado para o próximo fim de semana, segundo a MetSul.

Alta pressão do ar

Outros estados que podem registrar temperaturas acima de 40ºC incluem Paraná, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e o Distrito Federal. O calor intenso deve persistir em algumas áreas durante a próxima semana, de acordo com o UOL.

Esse período de temperaturas elevadas é resultado de uma "bolha de calor", segundo a MetSul Meteorologia. Esse fenômeno ocorre quando uma área de alta pressão permanece estagnada sobre uma região por vários dias ou semanas, retendo ar muito quente, semelhante a uma tampa de panela.

A situação é considerada de risco, especialmente para pessoas idosas e doentes, com alertas emitidos pelo Inmet sobre a baixa umidade do ar e o potencial extremamente perigoso à saúde e à vida.