Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Teatro

Pais se revoltam por escola trocar 'Jesus' por 'Cuco' em peça teatral

Durante uma peça teatral natalina, uma escola primária excluiu todas as referências católicas do musical, trocando 'Jesus' por 'Cuco'

Redação Publicado em 21/12/2023, às 16h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cuco - Foto de vinsky2002, via Pixabay
Imagem ilustrativa de cuco - Foto de vinsky2002, via Pixabay

Uma escola primária na região norte da Itália, De Amicis de Agna, localizada na província de Pádua, causou controvérsia ao realizar uma peça musical de Natal que excluiu referências católicas e substituiu a palavra "Jesus" por "Cuco", em alusão ao pássaro conhecido pelo canto inconfundível.

Conforme relatado pelo jornal italiano Gazzettino, via UOL, a decisão foi tomada pelos professores com o intuito de evitar descontentamento nas famílias de crianças pertencentes a outras religiões.

A insatisfação gerada levou um pai, Francesco, a entrar em contato com o padre local, dom Fabio Bettin, e o prefeito da cidade, Gianluca Piva, que expressou seu lamento ao tomar conhecimento da situação, de acordo com informações da ANSA Brasil.

Múltiplas reclamações

Além de Francesco, diversos outros pais manifestaram revolta diante da escolha da escola sobre o teatro, resultando em algumas famílias decidindo não enviar seus filhos para as aulas, inclusive proibindo a participação de alguns deles na peça de Natal.

A controvérsia reflete um debate sobre sensibilidade religiosa e as decisões adotadas por instituições educacionais em ambientes multiculturais, principalmente na Itália, onde a relação com a religiosidade é muito frequente. Vale ressaltar que é lá que o Vaticano é localizado, capital mundial do catolicismo.