Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Papa Francisco faz apelo contra pena de morte: 'Encoraja a vingança'

Durante vídeo de orações, o Papa Francisco pediu pelo fim da pena de morte

Luisa Alves, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 31/08/2022, às 19h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Papa Francisco - Foto de Sean Gallup na GettyImages
Imagem de Papa Francisco - Foto de Sean Gallup na GettyImages

O Papa Francisco pediu em vídeo, que pena de morte seja desencorajada. Segundo ele, a prática não oferece justiça às vítimas, mas incita a vingança. O papa ressaltou que os criminosos não devem ser privados da oportunidade de se redimir.

Os vídeos são publicados todos os meses com orações e intenções. Iniciada durante o pontificado do Papa Francisco, o ato é desenvolvido pela Rede Mundial de Oração do papa.

"Cada dia mais pessoas em todo o mundo dizem não à pena de morte. Para a Igreja, isso é um sinal de esperança", disse o pontífice no início do vídeo. 

"Sempre, em toda condenação, deve haver uma janela de esperança. A pena de morte não oferece justiça às vítimas, mas encoraja a vingança. E impede qualquer possibilidade de se desfazer um possível erro judicial", disse.

Segundo o Sumo Pontífice, "do ponto de vista jurídico, a pena de morte já não é necessária. A sociedade pode reprimir eficazmente o crime sem privar definitivamente o infrator da possibilidade de redimir-se".

O dom mais importante

De acordo com o Papa, a pena de morte é "moralmente inadequada" já que "destrói o dom mais importante que recebemos: a vida". E também lembrou no vídeo que ainda existe a possibilidade de que no último momento o criminoso se arrependa e se converta.

Como repercutido pelo UOL, que de acordo com a doutrina católica, "à luz do Evangelho, a pena de morte é inadmissível. O mandamento 'não matarás' refere-se tanto ao inocente como ao culpado".

O Papa, então,lançou um apelo contra a pena de morte: "a todas as pessoas de boa vontade para que se mobilizem pelo fim da pena de morte em todo o mundo".

E pediu orações "para que a pena de morte, que atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa, seja abolida nas leis de todos os países do mundo".