Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Partida de futebol na Ucrânia é interrompida 4 vezes por alertas de ataque

Arquibancadas vazias e sirenes marcam a volta do futebol profissional no país em guerra

Ingredi Brunato Publicado em 25/08/2022, às 14h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de reportagem sobre a volta do campeonato nacional de futebol na Ucrânia - Divulgação/ Youtube/ CBS Miami
Trecho de reportagem sobre a volta do campeonato nacional de futebol na Ucrânia - Divulgação/ Youtube/ CBS Miami

Embora esteja atualmente em guerra contra a Rússia, em um conflito que já dura mais de seis meses a esse ponto, a Ucrânia tomou a decisão de realizar seu campeonato anual de futebol.

Os eventos esportivos, todavia, não são isentos de prejuízos pelo contexto do país. Na última quarta-feira, 24, por exemplo, uma partida precisou ser interrompida em 4 ocasiões diferentes devido a sirenes de ataque aéreo. 

Os obstáculos fizeram com que o jogo levasse, no total, quatro horas e meia para ser finalizado. Para garantir a segurança dos atletas, a liga futebolística ucraniana instalou abrigos subterrâneos antibombas próximos aos estádios utilizados.

Vale enfatizar ainda que, também por conta do confronto militar, não é permitido que torcedores assistam às partidas de forma presencial, de modo que elas são realizadas diante de arquibancadas vazias. 

Esporte em meio à guerra

"Quando estávamos lá, apenas rezávamos para não ouvir uma sirene por 90 minutos, caso contrário, devemos ir para o subterrâneo esperando a sirene tocar", comentou Darijo Srna, diretor do clube de futebol Shakhtar Donetsk, segundo repercutido pela CNN. 

Não foi um bom resultado, mas os nossos adeptos estão muito felizes e o povo ucraniano está muito feliz porque estamos a começar a fazer algo que gostamos e que é jogar futebol", concluiu ele.