Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Avião

Passageiro é retirado de avião após proferir ofensas antissemitas

Após ofender judeus, o homem ainda se envolveu em uma briga física com outro passageiro; caso ocorreu nos EUA

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 22/03/2024, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homem ofendeu passageiros e funcionários e se envolveu em uma briga física - Divulgação/vídeo/redes sociais
Homem ofendeu passageiros e funcionários e se envolveu em uma briga física - Divulgação/vídeo/redes sociais

Um homem foi contido e retirado de um avião depois de proferir insultos verbais e ofensas antissemitas contra um comissário de bordo e se envolver em uma briga física. A confusão se deu na tarde de terça-feira, 19, e teve início antes mesmo da decolagem do voo 2506 da American Airlines, que partiria do Aeroporto Internacional de Tampa com destino à Filadélfia.

De acordo com informações do portal UOL, o passageiro, que usava uma camisa listrada azul e branca, começou a lançar insultos aos funcionários e passageiros depois que um funcionário pediu que ele se sentasse.

Em determinado momento da discussão, o indivíduo chamou o comissário de "kike" (pronunciado "caique"), por duas vezes. Esse termo é considerado altamente ofensivo e é usado para insultar pessoas de fé ou etnia judaica.

Segundo o American Jewish Comitee, o termo pode ter origem na palavra iídiche para "círculo", "kikel", uma referência à maneira como os imigrantes judeus assinavam seus formulários de entrada nos EUA, desenhando um círculo em vez de um X, que associavam à cruz do cristianismo.

Os oficiais de imigração se referiam a esses imigrantes que desenhavam um círculo como "kikel", abreviado eventualmente para "kike".

Após o uso do termo, o homem gritou: "Vejam, a maioria das pessoas aqui é branca. Estou tentando voltar para o meu país e todos vocês tornaram mais difícil eu chegar ao meu país".

Ele então se levantou novamente e confrontou outro passageiro no corredor, que o encorajou a sair do avião. De acordo com o UOL, o confronto se intensificou quando ele acusou o outro passageiro de tê-lo tocado, resultando em uma briga física em que o passageiro acusado aplicou uma chave de braço. Logo em seguida, alguns passageiros, que se identificaram como policiais, retiraram o homem do avião.

Prisão em flagrante

O homem foi preso por "intoxicação desordenada" e duas acusações de agressão, conforme confirmado pelo Departamento de Polícia do Aeroporto Internacional de Tampa ao Philadelphia Inquirer. Já a American Airlines informou em comunicado que as autoridades foram chamadas ao avião devido a "um distúrbio envolvendo um cliente perturbador".

Agradecemos à nossa equipe por seu profissionalismo e pedimos desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente", afirmou companhia aérea em nota encaminhada ao The New York Post.