Notícias » Brasil

Pesquisa aponta que Terremoto de Lisboa resultou em tsunami no Brasil

Descoberta realizada por um grupo de brasileiros indica que o terremoto marítimo foi de tamanha força, que alcançou o litoral nordestino

Caio Tortamano Publicado em 18/03/2020, às 08h00

Pintura retratando o Sismo de Lisboa
Pintura retratando o Sismo de Lisboa - Wikimedia Commons

O pesquisador Francisco Dourado, da Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fez uma descoberta intrigante. Após pesquisas, o profissional descobriu que depois do Sismo de Lisboa, um tsunami de quase dois metros atingiu o litoral brasileiro.

Em 1º de novembro de 1755, um abalo atingiu Lisboa, no que ficou conhecido como um dos maiores desastres da história do país. Antes da descoberta de Dourado, acreditava-se que somente ilhas no Caribe teriam sofrido consequências após o tremor ocorrido no meio do Oceano Atlântico.

Através de pesquisas em praias nordestinas, os profissionais buscaram vestígios do tsunami que teria atingido o país em 1755. Na Paraíba, foi detectado uma camada de areia grossa, que revelou um possível evento de grande energia para que fosse formada dessa maneira.

A partir de dados de modelagem histórica, e sedimentos, é provável que os indícios encontrados tenham decorrido do Sismo. Consequências foram percebidas, inclusive, a 4km do litoral do nordeste, especificamente em rios e na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.