Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Polônia

O curioso brinquedo sexual do século 18 encontrado em uma latrina polonesa

Encontrado em 2015, o objeto feito em couro de alta qualidade mede 20 centímetros de comprimento e possui cerdas ao longo da peça

Wallacy Ferrari Publicado em 28/10/2020, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de dois ângulos do brinquedo encontrado - Escritório Regional para a Proteção de Monumentos em Gdansk
Fotografia de dois ângulos do brinquedo encontrado - Escritório Regional para a Proteção de Monumentos em Gdansk

Em 2015, uma equipe de arqueólogos que escavavam uma antiga latrina em Gdańsk, cidade báltica na Polônia, localizou uma surpreendente descoberta: um brinquedo sexual, confeccionado para reproduzir um pênis e testículos e datado de aproximadamente 250 anos atrás.

De acordo com os pesquisadores do Escritório Regional para a Proteção de Monumentos, o uso do artefato era direcionado ao prazer pessoal, sem relação com procedimentos médicos ou ritos religiosos.

A escavação buscava itens na latrina de uma antiga escola de esgrima e já tinha localizado joias, espadas de madeira e cerâmicas. De acordo com o portal Ancient Origins, a descoberta mede 20 centímetros de comprimento, possui uma estrutura de madeira talhada e é coberto com couro, que proporciona algumas cerdas e desníveis ao longo da peça.

A data estimada da relíquia é da segunda metade de 1700, sendo descrito como “preservado em excelentes condições” pelo Escritório Regional para a Proteção de Monumentos em nota oficial — apesar de ter sido encontrada completamente suja por bolos fecais centenários. Não se sabe o motivo de ter sido derrubada na latrina.

Na época, o então porta-voz do escritório regional, Marcin Tymiński, levantou a hipótese do brinquedo pertencer a uma pessoa rica que frequentava a escola: “Certamente era caro. A limpeza revelou que era feito de couro de alta qualidade. [...] Esta é uma descoberta extraordinária para as pessoas que pesquisam a história do erotismo”, concluiu.