Notícias » Egito Antigo

Pesquisadores descobrem sarcófago em perfeitas condições no Egito

O ornamento funerário surpreendeu os arqueólogos pelo estado de preservação

Wallacy Ferrari Publicado em 24/09/2020, às 11h31

Fotografia do sarcófago encontrado
Fotografia do sarcófago encontrado - Divulgação/Facebook/ancientegyptartifacts/24.09.2020

Uma equipe de arqueólogos do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito localizou um impressionante sarcófago acompanhado de itens funerários no sítio arqueológico de Gharaifa, cidade egípcia de Minya. A descoberta foi feita na necrópole Tuna al-Jabal e divulgada pela agência de arqueologia nacional. As informações são do Egypt Idependent.

Produzida em pedra calcária, a tumba foi encontrada a cinco metros de profundidade e é decorada com desenhos em hieróglifos que representam os quatro filhos de Hórus — deus dos céus e dos vivos. Além do bom estado de preservação, é possível que o ornamento esteja lacrado desde sua produção.

O sarcófago Divulgação/Facebook/ancientegyptartifacts/24.09.2020

 

Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, acrescentou que diversas estatuetas foram descobertas no local; as figuras encontradas são comuns da arqueologia, sendo chamadas de faiança de ushebti, tendo a representação de substituir a figura do falecido em suas missões cotidianas após o óbito.

De acordo com o secretário-geral, os exames preliminares apontam que a pessoa que abriga o sarcófago se chamou Jahouti Umm Hoteb e viveu no período da 25ª dinastia. O pai de Hoteb, Harsa Ist, também teve sua tumba identificada, no início do ano de 2018.