Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Buraco negro

Pesquisadores encontram maior buraco negro estrelar da Via Láctea

A composição da estrela que orbita o buraco negro, localizado a 2 mil anos-luz da Terra, sugere que o fenômeno foi formado após um colapso estrelar

Redação Publicado em 16/04/2024, às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação do buraco negro encontrado - Reprodução/Vídeo/YouTube/European Southern Observatory (ESO)
Representação do buraco negro encontrado - Reprodução/Vídeo/YouTube/European Southern Observatory (ESO)

Nesta terça-feira, 16, a revista científica Astronomy & Astrophysics publicou um estudo revelando a descoberta de um buraco negro estelar de massa 33 vezes maior do que o Sol, considerado o maior da Via Láctea até então. O fenômeno foi detectado pela missão Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA). 

O buraco negro Gaia BH3, ou somente BH3, localizado a 2 mil anos-luz da Terra na constelação Aquila, é o segundo mais próximo conhecido. "Ninguém esperava encontrar um buraco negro de alta massa nas proximidades, não detectado até agora", afirmou Pasquale Panuzzo, membro da colaboração Gaia e astrônomo do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) do Observatório de Paris, em um comunicado.

Conforme repercutido pelo site da revista Galileu, o segundo maior buraco negro da galáxia, o Cygnus X-1, tem 21 vezes a massa do Sol. Esta nova descoberta foi feita durante uma revisão do telescópio espacial Gaia, visando uma limpeza de dados, quando notaram uma inesperada oscilação na estrela que orbita o buraco. 

Outros detalhes

É importante ressaltar que buracos do mesmo tamanho já foram encontrados em outras galáxias. Pesquisadores acreditam que eles são formados com o colapso de estrelas cuja composição apresenta elementos mais pesados do que hidrogênio e hélio (as chamadas estrelas pobres em metais).

Este fenômeno é observado na estrela que orbita o buraco negro BH3, segundo o Observatório Europeu do Sul (ESO), com informações do instrumento Ultraviolet and Visual Echelle Spectrograph (UVES) do Very Large Telescope (VLT), localizado no deserto do Atacama, no Chile.

Como estrelas em pares tendem a ter composições semelhantes, isso sugere que a estrela que colapsou para formar o BH3 também era pobre em metais. Até agora, não havia evidências diretas ligando a formação de buracos negros massivos a essas estrelas.

A singularidade da descoberta levou a equipe a publicar um artigo com base em dados preliminares, já que as informações completas do Gaia não serão divulgados antes do final de 2025. Isso permite que outros astrônomos comecem a estudar o BH3 imediatamente e realizem novas observações.

Confira o vídeo que ilustra a descoberta do Gaia BH3, o maior buraco negro da Via Láctea: