Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / James Webb

Antiga galáxia maior que a Via Láctea é descoberta por telescópio James Webb

Datada de cerca de 800 milhões de anos depois do Big Bang, essa galáxia desafia algumas teorias cosmológicas que já existem; entenda!

Isabelly de Lima Publicado em 21/02/2024, às 09h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galáxia mais antiga que a Via Láctea encontrada pelo telescópio James Webb - Reprodução / JWST NIRCAM
Galáxia mais antiga que a Via Láctea encontrada pelo telescópio James Webb - Reprodução / JWST NIRCAM

Uma equipe de astrônomos internacionais, utilizando o Telescópio Espacial James Webb (JWST), fez uma descoberta que desafia as teorias cosmológicas existentes: uma galáxia massiva formada "apenas" 800 milhões de anos após o Big Bang.

Nomeada ZF-UDS-7329, esta galáxia contém mais estrelas do que a Via Láctea, contrariando o modelo padrão que prevê a formação gradual de galáxias ao longo de bilhões de anos, com a ajuda da matéria escura, de acordo com o estudo publicado na revista Nature em 14 de fevereiro.

"Ter essas galáxias extremamente massivas tão cedo no Universo representa desafios significativos ao nosso modelo padrão de cosmologia", afirma Claudia Lagos, coautora do estudo e professora associada de astronomia, através de um comunicado.

A luz da galáxia ZF-UDS-7329 levou 11,5 bilhões de anos para chegar à Terra, permitindo aos astrônomos observar como ela era no passado. Através da análise da luz, estimaram-se que as estrelas da galáxia nasceram 13 bilhões de anos atrás, apenas 1,5 bilhão de anos após o Big Bang.

Formação estelar

O mistério se aprofunda quando se observa que a formação estelar na galáxia cessou abruptamente após um período inicial de intensa atividade. "Isso ultrapassa os limites de nossa compreensão atual de como as galáxias se formam e evoluem", diz Themiya Nanayakkara, coautor do estudo e astrônomo da Universidade de Tecnologia de Swinburne.

A questão chave agora é como é que se formam tão rapidamente no início do Universo, e que mecanismos misteriosos levam a impedir a formação de estrelas abruptamente quando o resto do Universo o faz", completa.

A descoberta da ZF-UDS-7329 levanta questões sobre o papel da matéria escura na formação das primeiras galáxias e abre caminho para novas pesquisas. Os próximos passos serão buscar outras galáxias semelhantes no universo primitivo, o que pode levar a uma mudança radical na nossa compreensão da cosmologia, segundo o Live Science.