Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Pesquisadores encontram navio naufragado em 1894 após mais de um século de buscas

O lendário Ironton impressiona pelo tamanho e preservação no fundo do mar, descoberto em imagens inéditas

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 04/03/2023, às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem mostra navio no fundo de lago - Divulgação/Ocean Exploration Trust/NOAA
Imagem mostra navio no fundo de lago - Divulgação/Ocean Exploration Trust/NOAA

Uma equipe de pesquisadores do Santuário Marinho Nacional de Thunder Bay encontrou o local exato em que o veleiro Ironton, naufragado no ano de 1894 — portanto há 129 anos — afundou dentro do lago Huron, localizado entre o estado de Michigan, nos EUA, e a província de Ontário, no Canadá.

A descoberta foi possibilitada pela soma de esforços de cientistas com o uso de tecnologias de ponta para o escaneamento digitalizado, descobrindo inclusive que seu estado de preservação em águas doces e frias está bom, inclusive com seus três mastros em pé, da mesma forma como esteve em seus 21 anos de uso até seu último dia de operação na superfície, em 26 de setembro de 1894.

A descoberta da região se deu em 2017, estando a 91,4 metros de profundidade. Na época, ainda não havia a certeza de ser o Ironton, sendo confirmado a partir de 2019, quando o sonar conduzido pelos  veículos de exploração marítima BEN e RV Storm produziu imagens computadorizadas do navio, possibilitando a captação de fotografias em alta resolução posteriormente.

Escaneamento computadorizado de navio naufragado / Crédito: Divulgação/Ocean Exploration Trust/NOAA

História do navio

De acordo com a revista Galileu, a barcaça Ironton foi feita para carregar grãos, madeira e minérios, sendo comumente rebocada por embarcações maiores, mas ainda assim tinha capacidade de armazenamento de 1.250 toneladas. Para tal força, ela media 57,9 metros de comprimento e tinha largura de 10,6 metros, equivalente a duas quadras de tênis alinhadas.