Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vitória-régia

177 anos depois, pesquisadores encontram nova espécie de vitória-régia gigante

A descoberta que envolve a vitória-régia gigante foi comunicada por uma pesquisa publicada na revista Frontiers in Plant Science

Redação Publicado em 06/07/2022, às 09h36 - Atualizado em 09/07/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Victoria boliviana, a nova espécie descoberta - Divulgação / Kel Royal Botanic Gardens
Victoria boliviana, a nova espécie descoberta - Divulgação / Kel Royal Botanic Gardens

Um estudo pubicado na revista Frontiers in Plant Science na última segunda-feira, 4, revelou uma espécie de nenúfar gigante até então desconhecida. A planta, conhecida popularmente como vitória-régia foi descoberta por cientistas do Royal Botanic Gardens em Kew, em Londres.

A espécie, que possui folhas com até três metros de largura, estava no Herbário Nacional da Bolívia (país em que é endêmica) há 34 anos e também no herbário de Kew desde meados do século 19. O nome dessa planta tão singular foi dado no ano de 1852 em homenagem à rainha Vitória.

Identidade errada

De acordo com informações do G1, a descoberta da nova espécie se deu após profissionais perceberem que havia um erro na identificação da mesma. A princípio, eles acreditavam que existia somente duas subespécies de lírios gigantes, a Victoria amazonica e a Victoria cruziana.

Agora, porém, estão certos de que há pelo menos um terceiro tipo, que foi chamado de Victoria boliviana, em homenagem aos cientistas bolivianos que fazem parte da equipe de pesquisa.

Diante de uma rápida taxa de perda de biodiversidade, descrever novas espécies é uma tarefa de fundamental importância”, declarou o pesquisador Alex Monro.

Ele acrescentou esperar que o estudo realizado por sua equipe inspire outros cientistas que atuam na identificação de novas espécies.

+ Confira aqui a pesquisa completa.