Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fragmento

Pesquisadores encontram novos fragmentos de 'agenda romana' registrada em pedra

Os fragmentos da ‘agenda romana’ inscrita em pedra datam de um período entre 49 a.C e 175 d.C.

Redação Publicado em 15/08/2023, às 18h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos fragmentos encontrados - Reprodução/Ministério da Cultura da Itália via Redes Sociais/Twitter/@carolemadge
Um dos fragmentos encontrados - Reprodução/Ministério da Cultura da Itália via Redes Sociais/Twitter/@carolemadge

Na Itália, em um bairro localizado em Roma, foram achados por arqueólogos durante escavações realizadas dois novos fragmentos de uma espécie de agenda romana inscrita em pedra, identificada como Fasti Ostienses e datada em um período entre 49 a.C e 175 d.C.. 

Os fragmentos descobertos, são um tipo de crônica registrada em lousas de mármore, contendo informações de cunho social para Roma, como dados sobre a história política da capital da Itália.

Segundo o site ANSA Brasil, o achado se deu na segunda campanha de escavação do projeto Ostia Post Scriptum, feito a partir de uma colaboração da Universidade de Catânia e o Instituto Politécnico de Bari com o Parque Arqueológico Ostia Antiga. Os fragmentos recém descobertos estavam na parte B do Parque, que é realizador do projeto.

Novas descobertas

Gennaro Sangiuliano, o ministro da Cultura da Itália, relatou sobre a campanha que vem desvendando novas descobertas para a nação:

A campanha nos brindou com tesouros de valor inestimável e fontes documentais muito valiosas para compreender as atividades do grande imperador Adriano [76-138].”

Ele, na ocasião, ainda disse: “A descoberta das peças dos Fasti nos permite revelar trechos importantes da vida em Ostia”.