Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Pesquisadores tchecos e poloneses encontram avião nazista da Segunda Guerra. Confira imagens!

Arqueólogos entusiastas iniciaram as escavações do local que abrigava os restos da aeronave Messerschmitt Bf-109 K-4

André Nogueira Publicado em 02/03/2020, às 10h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Messerschmitt Bf-109 K-4 - Wikimedia Commons
Messerschmitt Bf-109 K-4 - Wikimedia Commons

Após uma associação internacional, pesquisadores tchecos e poloneses deram início, na última semana de fevereiro, à escavação do ponto de queda do avião alemão Messerschmitt Bf-109 K-4, que caiu na cidade de Služovice (na época, Tchecoslováquia) durante a Segunda Guerra. A cooperação ocorrerá entre duas associações polonesas e o museu tcheco Letecké muzeum Suchdol nad Odrou.

Equipe internacional / Crédito: Divulgação

Início das descobertas / Crédito: Divulgação

A ação pretendia extrair e conservar o avião nazista, que caiu no local durante batalha no final de 1944. O local específico do acidente era há pouco desconhecido, mas foi identificado após anos de trabalho de equipes da República Tcheca ligadas à História da Aviação.

Partes retiradas do sítio, incluindo hélice / Crédito: Divulgação

Dois arqueólogos retiram parte do maquinário / Crédito: Divulgação

Placa encontrada no corpo da carcaça / Crédito: Divulgação

Em menos de uma hora de escavação do local, os primeiros destroços do avião começaram a ser revelados, e muitos deles estavam em grandes profundidades, sendo necessário o auxílio de uma escavadeira para a realização da prospecção. Já foram revelados diversos trechos pequenos na aeronave, assim como o motor.

Peças / Crédito: Divulgação

Placa de identificação da aeronave / Crédito: Divulgação

As peças estão passando pelos procedimentos de limpeza, conservação e remontagem por parte do museu tcheco para que, reconstituído o veículo, seja exposto em instalações nos dois países.