Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Antropologia

Pesquisadores usam inteligência artificial para traduzir tabuletas de 5 mil anos

As inscrições cuneiformes na língua acádia podem ser rapidamente transformadas em texto com a nova tecnologia

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 24/06/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Inscrições cuneiformes em acadiano - Wikimedia Commons / Museu do Louvre / Rama
Inscrições cuneiformes em acadiano - Wikimedia Commons / Museu do Louvre / Rama

Uma equipe de arqueólogos e cientistas da computação alcançou um marco impressionante ao desenvolver um programa de inteligência artificial capaz de traduzir instantaneamente tabuletas cuneiformes antigas usando aprendizado de máquina neural.

Em um artigo publicado na prestigiosa revista PNAS Nexus, da Oxford University Press, os pesquisadores demonstraram a eficácia do programa ao traduzir textos acadianos com alto nível de precisão. O acadiano é uma antiga língua semítica oriental que foi falada em diversas regiões da antiga Mesopotâmia, incluindo Acad, Assíria, Isin, Larsa, Babilônia e Dilmun.

Segundo os pesquisadores, centenas de milhares de tabuletas de argila inscritas em escrita cuneiforme documentam a história política, social, econômica e científica da antiga Mesopotâmia. No entanto, a maioria desses documentos permanecem sem tradução devido à limitada quantidade de especialistas capazes de interpretá-los, como informa o Heritage Daily.

Sistema moderno

O programa de inteligência artificial desenvolvido pela equipe demonstrou uma precisão de alto nível ao traduzir textos acadianos formais, como decretos reais ou presságios que seguiam um padrão específico.

Entretanto, quando se tratava de textos mais literários e poéticos, como cartas de padres ou composições, a IA apresentava certas "alucinações" - um termo utilizado para descrever quando a máquina gerava um resultado completamente não relacionado ao texto fornecido.

A linguagem acadiana é preservada em tabuletas de argila datadas de 2500 a.C., que foram escritas utilizando a escrita cuneiforme, um sistema adotado dos sumérios que consistia em símbolos em forma de cunha prensados em argila úmida.

+Confira o estudo completo em inglês clicando aqui