Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pentágono

Piloto dos EUA fez selfie com balão chinês que seria derrubado

O objeto voador foi derrubado no início do mês fevereiro, iniciando conflito diplomático

Redação Publicado em 23/02/2023, às 08h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A selfie do piloto com o objeto voador - Secretary of the Air Force Public Affairs/ Domínio Público
A selfie do piloto com o objeto voador - Secretary of the Air Force Public Affairs/ Domínio Público

As Forças Armadas dos EUA divulgaram uma fotografia em estilo selfie feita por um piloto da Aeronáutica que passava pelo balão chinês detectado sobrevoando o território norte-americano no início deste mês de fevereiro. 

O objeto voador foi derrubado a seguir, com as análises dos destroços concluindo que não se tratava de um simples balão meteorológico que saíra de seu curso, e sim um instrumento de vigilância que teria espionado as bases de armazenamento de armas nucleares estadunidenses. 

Na fotografia, é possível ver ainda a sombra do avião pilotado pelo responsável pelo clique. O dispositivo voador chinês derrubado no estado da Carolina do Sul, que foi o primeiro de três, marcou o início de uma crise diplomática entre a nação asiática e os Estados Unidos. 

A reação de Pequim

Em coletiva de imprensa, um diplomata do governo da China, Wang Wenbin, acusou os norte-americanos de terem enviado seus próprios balões de espionagem para atravessar o espaço aéreo do país durante 2022. 

Desde o ano passado, os balões de alta altitude dos EUA passaram por mais de dez voos ilegais no espaço aéreo chinês sem a aprovação dos departamentos chineses relevantes", acusou o porta-voz, conforme repercutido pelo g1.