Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Pirâmide da Idade do Bronze, que serviu para cultuar cavalos, é encontrada no Cazaquistão

Após nove anos de escavações, especialistas encontraram uma pirâmide que apresenta indícios de culto a cavalos em Toktamys, no Cazaquistão

Redação Publicado em 10/08/2023, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da pirâmide descoberta no Cazaquistão - Divulgação/Universidade Nacional da Eurásia/LN Gumilyov
Imagem da pirâmide descoberta no Cazaquistão - Divulgação/Universidade Nacional da Eurásia/LN Gumilyov

Na última terça-feira, 8, a Universidade Nacional da Eurásia (ENU) anunciou a descoberta de uma pirâmide da Idade do Bronze em Toktamys, no Cazaquistão. A construção de 4 mil anos foi encontrada após escavações na região do complexo de Kyrykungir. 

Em uma nota divulgada pela ENU, o historiador e diretor do Departamento de Arqueologia e Etnologia, Ulan Umitkaliyev, descreveu a composição da pirâmide, que apresenta múltiplas representações de animais, sobretudo de cavalos, em suas paredes exteriores:

A pirâmide de estepe é construída com muita precisão, e é hexagonal. São treze metros e oito fileiras de pedras entre cada face. É uma estrutura complexa muito sofisticada, e tem vários círculos no meio. Mesmo naquela época, o culto ao cavalo era extremamente alto, como evidenciado pela descoberta de ossos de cavalo ao redor do edifício de pedra. Também há imagens de camelos", esclareceu Umitkaliyev.

Descobertas

Conforme repercutido pelo site Galileu, o departamento, que pertence à Faculdade de História da ENU, realiza escavações no local desde 2014. Segundo o portal Ancient Origins, esta foi a primeira descoberta do tipo na Ásia Central. 

Durante outras expedições arqueológicas, os especialistas encontraram apenas morros de sepultamento, que datam do período dos hunos (4 a 6 d.C.) e dos citas (entre 2 a.C. e 1 d.C). Como explicou Umitkaliyev, estes locais apresentaram uma multiplicidade de objetos funerários, como cerâmicas e contas de bronze.

Achados em escavações, cerâmicas, brincos femininos de ouro e outras joias indicam que esta Idade do Bronze foi o centro da cultura nos tempos antigos", concluiu Umitkaliyev.