Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Piso medieval em excelentes condições é descoberto na Inglaterra

A descoberta do século 13 lança ‘uma luz sobre a herança histórica’ da região ao ser encontrada em um impressionante estado de preservação

Isabela Barreiros Publicado em 03/02/2022, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Piso de azulejos encontrados em Gloucestershire, Inglaterra - Divulgação/Arqueologia de Cotswold
Piso de azulejos encontrados em Gloucestershire, Inglaterra - Divulgação/Arqueologia de Cotswold

Um piso de azulejos que remonta à Idade Média em excelentes condições de preservação foi encontrado por arqueólogos durante uma escavação realizada no terreno de um novo empreendimento no condado de Gloucestershire, na Inglaterra.

Feito de azulejos brancos e verdes, o piso data do século 13 e lança "uma luz sobre a herança histórica de Gloucester", afirmou o conselheiro do condado, Richard Cook, em comunicado noticiado pela BBC internacional.

Segundo os pesquisadores da equipe de Arqueologia de Cotswold, envolvidos na análise da descoberta, o material encontrado pertencia ao claustro do Convento Carmelita de Whitefriars medieval da cidade.

"A maioria das nossas descobertas de Whitefriars são fragmentos da estrutura original, enquanto este piso está praticamente intacto, tornando a descoberta ainda mais especial", afirmou o arqueólogo Anthony Beechey, que esteve na escavação.

Ele explicou que o "belo piso de ladrilhos está em condições notavelmente boas" e que a descoberta “extra especial” aconteceu em um processo de escavação "infinitamente fascinante".

Andrew Armstrong, arqueólogo da cidade de Gloucester City Council, explicou que o convento teve papel ativo na cidade ao longo de 300 anos e, embora fosse extremamente importante na região, pouco se sabia sobre a instituição até o começo das escavações.

“É emocionante ver ainda mais evidências de Whitefriars surgirem e esta é a descoberta mais bem preservada até hoje”, acrescentou o especialista.