Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Planeta coberto de oceanos pode ter sido detectado por James Webb

Informações coletadas pelo telescópio James Webb a respeito de um planeta de fora de nosso Sistema Solar estão animando cientistas

Redação Publicado em 08/03/2024, às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do planeta TOI-270 d - Divulgação/ NASA
Imagem do planeta TOI-270 d - Divulgação/ NASA

Uma equipe de cientistas da Universidade de Cambridge acredita ter identificado um exoplaneta (de fora do Sistema Solar) que pode ser coberto de oceanos. Eles chegaram à conclusão após analisar dados coletados pelo super telescópio espacial James Webb. 

O planeta, que foi batizado de "TOI-270 d", fica a 70 anos-luz de distância da Terra, e possui uma mistura de gases em sua atmosfera que sugere a presença de grandes corpos d'água. 

A maior dúvida diz respeito à temperatura do TOI-270 d, que pode ser muito quente para ter água na forma líquida: conforme repercutiu o The Guardian, uma outra equipe, ao examinar os mesmos dados, calculou que tinha uma temperatura média de 4 mil °C. 

Mesmo que este exoplaneta seja frio o suficiente para ter um oceano, porém, é improvável que ele seja habitável. "O oceano pode estar acima de 100 graus [Celsius] ou mais", apontou Nikku Madhusudhan, o líder da pesquisa mias recente. 

Mais detalhes 

Independentemente de qual seja a situação do TOI-270 d, porém, sua análise em si é uma boa notícia para a astronomia. Isso pois a possibilidade de analisar as substâncias químicas em um planeta distante, o que apenas é possível graças à enorme potência do James Webb, abre portas que facilitam a busca por vida no Universo.