Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alemanha

Polícia alemã protesta contra falta de uniformes em vídeo sem calças

Em vídeo "A pior piada de 1º de abril da história", policiais alemães aparecem sem calças, em protesto à falta de uniformes da corporação no país

Éric Moreira Publicado em 04/04/2024, às 18h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Policiais alemães sem calças em vídeo de 1º de abril - picture alliance/dpa/DPolG Bayern via DW
Policiais alemães sem calças em vídeo de 1º de abril - picture alliance/dpa/DPolG Bayern via DW

Em muitos países, não somente o Brasil, o dia 1º de abril é sempre lembrado como uma data de piadas e pegadinhas. Porém, neste ano, a polícia da Baviera, região ao sul da Alemanha, aproveitou-se da data para fazer um protesto incomum.

Isso porque, nos últimos tempos, a corporação da região encara um problema com escassez de uniformes. Para chamar atenção ao problema, o Sindicado da Polícia Alemã (DPolG) divulgou em suas redes sociais o vídeo "A pior piada de 1º de abril da história: polícia da Baviera 'tira a roupa'", em que é possível ver dois policiais sem calças.

No vídeo, um policial pergunta a uma colega, ainda na viatura, "há quanto tempo você está esperando?". "Quatro meses. E você?", ela responde, ao que recebe um "seis meses" como resposta. Então, é mostrado o que eles estavam esperando: a dupla sai do carro e caminham sem as calças.

A polícia da Baviera está 'tirando a roupa' e pode, literalmente, acabar sem calças", afirma Jürgen Köhnlein, representante do sindicato na Baviera, que aparece logo em seguida no vídeo para ressaltar que a situação não é engraçada, e que a falta de uniformes é um desrespeito com os policiais. 

Ele também menciona que 21 itens que compõem o uniforme regular dos policiais, como bonés, casados e calças, estão completamente indisponíveis ou então só podem ser obtidos após meses de espera. "Desde 2020, mal temos falado sobre problemas na qualidade dos uniformes, e sim sobre a indisponibilidade deles", acrescenta.

Resposta do governo

Em resposta ao vídeo que viralizou, um porta-voz do ministério alemão reconheceu a falta de uniformes nesta quarta-feira, 3, e atribuiu a responsabilidade do problema à cadeia de fornecedores, em um processo de compra terceirizado. Agora, as autoridades do Estado devem assumir a logística e a entrega dos uniformes.

+ Polícia do Reino Unido testa protótipo de hijab para uniforme de agentes

Eles também mencionam que a pandemia de Covid-19 e a guerra da Ucrânia são fatores que influenciam na distribuição e escassez dos uniformes, mas que até 2030 um novo centro logístico começará a operar na Baviera, o que tornará, finalmente, a força policial menos dependente de fornecedores externos, segundo o UOL.