Notícias » Reino Unido

Polícia do Reino Unido testa protótipo de hijab para uniforme de agentes

A instituição de Leicestershire será a primeira na Inglaterra a implementar o novo modelo, que foi desenvolvido durante meses

Pamela Malva Publicado em 25/02/2021, às 14h30

Fotografia de Khadeejah Mansur com o hijab de teste
Fotografia de Khadeejah Mansur com o hijab de teste - Divulgação/Polícia de Leicestershire

Depois de longos 16 meses de pesquisas, a Polícia de Leicestershire está testando, pela primeira vez, um modelo de hijab que pode ser implementado no uniforme de suas agentes. A ideia é incentivar a entrada de policiais muçulmanas na instituição.

Segundo YusufNagdi, da Associação Nacional da Polícia Muçulmana, ter a opção de um hijab no uniforme é crucial para várias voluntárias. "Sabemos que há várias pessoas que querem se juntar à polícia, mas não querem comprometer sua fé”, explicou a oficial.

O modelo desenvolvido pela Polícia de Leicestershire, então, foi baseado em um hijab já existente na Nova Zelândia. Além de servir em capacetes e outros equipamentos, o protótipo ainda tem fechos magnéticos que se soltam facilmente caso sejam agarrados.

Policial da Nova Zelândia com o hijab implementado em 2020 / Crédito: Divulgação/Polícia da Nova Zelândia

 

Atualmente, a oficial KhadeejahMansur, membro da polícia desde outubro do ano passado, está testando o novo hijab. Para a agente, ele é “incrível e muito confortável”, e ainda permite que ela siga com seu treinamento tranquilamente, segundo a BBC. Dessa forma, o período de testes, segundo a instituição, deve seguir até abril.

Caso seja aprovado, o hijab se tornará parte integrante do uniforme em âmbito nacional. A Polícia de Leicestershire, no entanto, não será a primeira a introduzir o hijab em seu uniforme, isso porque a Polícia Metropolitana, a Polícia de North Yorkshire e a Polícia da Escócia, por exemplo, já usavam o véu, mas com um design diferente.