Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Possíveis fósseis de titanossauro são encontrados em obras em MG

27 blocos com fósseis de 80 milhões de anos foram encontrados durante obras em margem de rodovia na cidade mineira de Uberaba; confira!

Redação Publicado em 07/12/2023, às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos blocos com fósseis sendo escavados em local de descoberta recente - Divulgação/Geopac
Um dos blocos com fósseis sendo escavados em local de descoberta recente - Divulgação/Geopac

Na última quarta-feira, 6, a concessionária Eco050 anunciou ter encontrado, em meio a obras às margens da BR-050, 27 blocos que continham fósseis datados de cerca de 80 milhões de anos atrás, no município de Uberaba, Minas Gerais. O achado, no caso, pode ter pertencido a uma espécie de titanossauro — os famosos dinossauros com pescoço comprido — que habitava a região no passado.

De acordo com a Folha de S. Paulo, estima-se que sejam encontrados, nos blocos, cerca de 32 fósseis. Após a descoberta, o lote foi entregue nesta quinta-feira, 7, para que uma equipe do Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) possa fazer uma análise do local.

+ Fóssil descoberto no Rio Grande do Sul esclarece origem do pterossauros

Descobertos pela Geopac Consultoria Ambiental, empresa contratada para monitorar as escavações durante as obras, foi possível identificar nos blocos fósseis partes de costelas, vértebras e outros fragmentos ósseos de dinossauro.

Alguns desses materiais ficaram presos no talude e foi necessário o uso de equipamentos especiais para a retirada. Devido ao tamanho desses blocos, alguns com mais de 200 quilos, nós tivemos de fazer a preparação de parte dos fósseis no próprio local da obra para poder encaminhá-los ao museu", informa o paleontólogo Paulo Macedo, responsável pelo acompanhamento dos serviços, ao jornal Estado de Minas.

Agora, falta os fósseis serem analisados mais profundamente, para que a espécie a qual eles pertenceram seja confirmada. "Ao que tudo indica, trata-se de um titanossauro, semelhante ao que foi encontrado há 20 anos na Serra da Galga, aqui em Uberaba. Só que aquele fóssil tinha 65 milhões de anos, enquanto estes de agora são um pouco mais antigos," informa Macedo.

+ As mais de 92 ninhadas de dinossauros gigantes descobertas na Índia

Outros achados

No mesmo local da descoberta recente, no mês passado, foi encontrado também um fóssil de 20 centímetros, que ainda segue sendo analisado e também pode ter pertencido a um titanossauro. Mais especificamente, ao Uberabatitan, a maior espécie de dinossauro que viveu no território onde hoje é o Brasil.

Em paralelo às descobertas, atualmente a cidade de Uberaba aguarda reconhecimento da Unesco como o primeiro território geoparque de Minas Gerais, título dado a áreas com patrimônio geológico de relevância internacional, onde se promove educação, conservação, desenvolvimento sustentável e turismo. Avaliadores da agência já visitaram a cidade para verificar se o título é possível, e a decisão final deve ser anunciada logo no início de 2024.

Vale mencionar ainda que Uberaba se destaca em comparação a outras localidades do Brasil no que se refere a achados fósseis devido a uma série de achados que ali ocorreram, como o maior dente de titanossauro do mundo, descoberto há mais de 10 anos no geossítio Serra da Galga.