Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

'Potencialmente perigoso': Asteroide passará pela Terra nesta sexta, 2

Com cerca de 271 metros de diâmetro, o asteroide 2008 OS7 passará pela Terra na próxima sexta; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 01/02/2024, às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Às 11h41 da próxima sexta-feira, 2, um asteroide de cerca de 271 metros de diâmetro passará próximo à Terra. Segundo a NASA (agência espacial norte-americana), o 2008 OS7 pode ser considerado "potencialmente perigoso". 

+ Asteroide 'Bennu': Nasa abre cápsula perigosa que pode conter rocha espacial;

Apesar da avaliação, porém, é importante ressaltar que o corpo celeste não representa, necessariamente, uma ameaça, visto que o asteroide passará a pelo menos 2,8 milhões de quilômetros do nosso planeta

Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois esse asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela", explicou o investigador do Departamento de Física da Universidade de Warwick, Dr. Minjae Kim.

'Potencialmente perigoso'

Conforme explica matéria do O Globo, a NASA descreve como asteroides 'potencialmente perigosos' aqueles que possuem mais de 140 metros de diâmetro e passam a menos de 7,5 milhões de quilômetros da órbita terrestre em torno do Sol.

O 2008 OS7 é um asteroide muito pequeno cuja órbita se cruza com a da Terra, por isso foi classificado como potencialmente perigoso", apontou o investigador.

"Há milhões de asteroides no nosso sistema solar, dos quais aproximadamente 2.350 foram classificados dessa forma. A próxima abordagem significativa da Terra por um deles será o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029", finalizou.