Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

Prefeitura de Paris é multada por ter mulheres demais em cargos altos

Órgão do governo francês alegou que cenário violava regras de paridade de gênero entre funcionários públicos

Ingredi Brunato Publicado em 15/12/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de prefeita de Paris - Wikimedia Commons
Fotografia de prefeita de Paris - Wikimedia Commons

Nessa terça-feira, 15, Anne Hidalgo, a prefeita de Paris, comentou em uma reunião da prefeitura que eles haviam sido multados em 90 mil euros (equivalentes a 560 mil reais) por terem muitas mulheres em cargos de chefia. 

A penalidade foi emitida pelo Ministério da Função Pública da França. A alegação do órgão governamental foi de que a situação violava as regras de paridade de gênero estabelecidas em 2018. Atualmente, a prefeitura de Paris possui 69% dos seus cargos altos ocupados por mulheres. 

“Essa multa é obviamente absurda, injusta, irresponsável e perigosa. Mulheres devem ser promovidas com vigor, porque o atraso em todas as partes da França ainda é muito grande. Para alcançar a paridade um dia, devemos acelerar o ritmo e garantir que se nomeie mais mulheres do que homens”, declarou Hidalgo, segundo divulgado pelo UOL

Amélie de Montchalin, ministra do Serviço Público da França, respondeu aos comentários da prefeita em sua conta pessoal do Twitter, dizendo que a norma por trás da multa foi anulada em 2019, e convidando Hidalgo para uma reunião.