Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro II

Presente de Dom Pedro II, sino furtado em SC é encontrado

Presente histórico de Dom Pedro II foi recuperado após roubo

Redação Publicado em 14/06/2023, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do sino e pintura histórica de Dom Pedro II - Divulgação/Paróquia São João Evangelista e Domínio Público
Registro do sino e pintura histórica de Dom Pedro II - Divulgação/Paróquia São João Evangelista e Domínio Público

Em Biguaçu, Santa Catarina, um objeto histórico que remete a Dom Pedro II, último imperador do Brasil, foi roubado e, felizmente, recuperado pelas autoridades no último sábado, 10. 

O objeto em questão é um sino que pertence à Igreja São Miguel Arcanjo. Foi um presente dado pelo imperador Dom Pedro II em 1845. Como repercutido pelo ND+, o sino é encontrado numa torre separada da igreja. Embora protegido por grades, acabou sendo roubado.

[Colocar ALT]
Registro do sino roubado e recuperado /Crédito: Divulgação/Paróquia São João Evangelista

Os ladrões em questões violaram o cadeado e levaram o objeto. Quem destacou o sumiço do sino foi Ewerton Martins, o padre que cuida da paróquia. Na última quarta-feira, 7, um dos líderes passou pela igreja e notou a ausência do sino. 

“A igreja fica num lado da BR-101 e a igreja do outro. Há um tempo, tentaram furtar o sino e até quebraram a estrutura do campanário, mas dessa vez, infelizmente, acabaram levando a peça, que é um bem histórico”, explicou Ewerton Martins ao ND+. Um boletim de ocorrência foi aberto após o roubo.

Objeto recuperado

Felizmente, a Paróquia São João Evangelista anunciou através da conta no Instagram que o item histórico foi encontrado num terreno baldio, localizado no Distrito Industrial da cidade de São José, em Santa Catarina.

"Agora aguardamos os processos internos da Polícia Civil. E na semana que vem o sino retornará para Biguaçu", informou a paróquia através da publicação. Nos comentários do post, internautas vibraram com a novidade: "Que notícia maravilhosa!!", escreveu uma internauta. "Que boa notícia!", comentou outra conta.