Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Sul

Presidente da Coreia do Sul xinga políticos dos EUA, vídeo vaza e é criticado

Yoon Suk-yeol, atual presidente da Coreia do Sul, teve grande queda em sua popularidade

Éric Moreira Publicado em 22/09/2022, às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yoon Suk-yeol, atual presidente da Coreia do Sul - Getty Images
Yoon Suk-yeol, atual presidente da Coreia do Sul - Getty Images

Na última quarta-feira, 21, o atual presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, se tornou um assunto muito comentado no Twitter. O fato se deve por ele ter xingado políticos dos Estados Unidos com palavrões, enquanto era gravado — sem que soubesse.

Poucas horas após ter sido publicado no YouTube, o vídeo já tinha alcançado 2 milhões de visualizações, e na Coreia do Sul a palavra 'fuckers' se tornou a hashtag mais popular, nesta quinta-feira. A fala, por sua vez, foi feita a assessores em Nova York, após uma foto no Fundo Global, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, como informado em texto da AFP à UOL.

Como Biden não vai ficar mal se esses filhos da p*** não aprovarem [sua proposta de aumentar sua ajuda financeira ao Fundo Global] no Congresso?", criticou Yoon Suk-yeol na ocasião.
Presidentes da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, e dos Estados Unidos, Joe Biden, respectivamente
Presidentes da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, e dos Estados Unidos, Joe Biden, respectivamente / Crédito: Getty Images

Os comentários de Yoon Suk-yeol foram capturados por uma câmera logo após ele ter se encontrado com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, que havia prometido uma contribuição de US$ 6 bilhões para o Fundo Global de Combate à AIDS, tuberculose e malária. As observações, por sua vez, aparentemente se referem à disposição de Biden em aumentar, de fato, sua contribuição ao Fundo Global, que ainda depende de aprovação do Congresso.

Reações

Um internauta, em comentário do vídeo publicado no YouTube, lamenta e postou que "as palavras e ações do presidente são a dignidade nacional do país". Além do mais, analistas alegam que os primeiros meses em cargo de Yoon Suk-yeol foram repletos de erros por parte do presidente, ainda mais visto que os Estados Unidos são um grande aliado da Coreia do Sul, e possuem grande número de tropas no território, para lidar com ameaças da Coreia do Norte.

A linguagem grosseira de Yoon, que manchou a imagem do Congresso dos EUA, causou um grande incidente diplomático", acrescenta o líder do Partido Democrata da Coreia do Sul, Park Hong-keun, na oposição.