Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Sri Lanka

Presidente do Sri Lanka usa passagem secreta de palácio para fugir de manifestantes

Gotabaya Rajapaksa fugiu deixando milhões de rúpias para trás

Alan de Oliveira | sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 11/07/2022, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Protestos tomaram as ruas no Sri Lanka - Divulgação/ Youtube Canal CNN
Protestos tomaram as ruas no Sri Lanka - Divulgação/ Youtube Canal CNN

Após fugir para um local secreto, o presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, deixou milhões de cédulas pela sua antiga residência. Hoje, 11, as pessoas que estão manifestando em frente ao palácio presidencial falaram que vão devolver as 17,85 milhões de rupias (cerca de R$ 262 mil) para a polícia local.

Segundo a apuração do portal UOL, o chefe de governo é responsável pela crise econômica do país, que levou dezenas de milhares de pessoas às ruas pedindo a sua renúncia e do primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe.

Ele convocou uma reunião de emergência do governo para discutir uma "saída rápida" da crise e disse estar disposto a renunciar para "proteger os cidadãos", abrindo caminho para um "governo de unidade nacional".

No entanto, uma fonte de defesa do Sri Lanka disse à AFP queRajapaksa permaneceu no cargo e foi transportado para um local não revelado, protegido pelo exército.

Protestos pela crise

A polícia impôs um toque de recolher na sexta-feira, 8, na tentativa de impedir que os manifestantes saíssem às ruas. No entanto, a medida foi suspensa depois que partidos da oposição, ativistas de direitos humanos e a Ordem dos Advogados do país ameaçaram processar a corporação.

Os acontecimentos foram o ponto máximo de uma onda de protestos no país conhecido como Ceilão até 1972, que fica na costa Sul da Índia e enfrenta uma crise política e econômica sem precedentes, que os manifestantes atribuem ao governo do presidente em exercício.

Após a invasão do Palácio Presidencial, a multidão percorreu os ambientes luxuosos. Pessoas pularam na piscina e vasculharam o guarda-roupa e os pertences de Rajapaksa, que supostamente saiu do local por uma saída secreta, localizada na lateral da residência de luxo.