Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nova Zelândia

Durante coletiva, primeira-ministra da Nova Zelândia aponta sexismo: 'Não perguntariam ao Obama'

Fala sexista de repórter foi rebatida pelas primeiras-ministras Jacinda Ardern, da Nova Zelândia e Sanna Marin, da Finlândia

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 30/11/2022, às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As primeiras-ministras - Getty Images
As primeiras-ministras - Getty Images

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, rebateu uma pergunta sexista feita por um repórter durante coletiva de imprensa. Na ocasião, o jornalista da rádio Newstalk ZB sugeriu que a política e a premiê da Finlândia, Sanna Marin, teriam se encontrado porque têm "idades semelhantes e outras coisas em comum".

Marin, que se encontra em sua primeira viagem oficial ao país da Oceania, também estava presente na coletiva, realizada em Auckland. As informações são do portal de notícias UOL.

Comentário sexista

Um vídeo com as respostas das duas chefes de Estado à pergunta do homem tem circulado nas redes sociais. A princípio, é possível ouvir o repórter dizer: "Muitas pessoas vão se perguntar se vocês só estão se encontrando porque, você sabe, têm idade semelhante e têm muitas coisas em comum”.

Jacinda então responde ao profissional que elas se encontraram porque são primeiras-ministras. "Porque duas mulheres se encontram não é simplesmente por causa de seu gênero", apontou ela, que questionou: "Eu me pergunto se alguém já perguntou a Barack Obamae John Key se eles se encontraram porque eram da mesma idade.

Em seguida Sanna Marin acrescentou: "Estamos nos reunindo porque somos primeiras-ministras. Temos uma delegação conosco, temos várias coisas em comum, mas podemos fazer muito mais juntas”.