Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Implante cerebral

Primeira pessoa a receber implante cerebral da Neuralink apresenta complicações

Complicações surgiram semanas após a realização do procedimento, que envolve o implantação de um dispositivo do tamanho de uma moeda no crânio

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 16/05/2024, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paciente que recebeu implante cerebral da Neuralink - Divulgação/Neuralink
Paciente que recebeu implante cerebral da Neuralink - Divulgação/Neuralink

O primeiro paciente a receber um implante da Neuralink, empresa de Elon Musk, enfrentou complicações algumas semanas após a realização do procedimento.

De acordo com informações da companhia, alguns dos fios que conectam o chip ao cérebro de Noland Arbaugh, que é tetraplégico, se retrairam, dificultando a comunicação entre o órgão e o implante. Segundo o portal Terra, o problema compromete a velocidade e a eficácia na medição dos parâmetros do sistema com precisão.

Em resposta a essa situação, a Neuralink comunicou que modificou o algoritmo para melhorar a gravação e tradução dos dados enviados pelos neurônios, numa tentativa de contornar o problema.

Função do chip

A Neuralink desenvolveu o dispositivo do chip cerebral visando diversas aplicações, desde a restauração da funcionalidade motora até a criação de uma interface cérebro-computador.

O dispositivo, do tamanho de uma moeda, é implantado cirurgicamente no crânio e possui fios ultrafinos conectados ao cérebro, permitindo a captação da atividade cerebral e sua transmissão para um dispositivo externo, como um smartphone, via Bluetooth.