Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Primo distante de Elizabeth II, rei 'fugitivo' da Espanha marca presença em funeral

Elizabeth II será sepultada nesta segunda-feira, 19, em Londres

Redação Publicado em 19/09/2022, às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Juan Carlos I no funeral de Elizabeth II - Getty Images
Juan Carlos I no funeral de Elizabeth II - Getty Images

Falecida em 8 de setembro, a rainha Elizabeth II será sepultada em Londres, no Reino Unido, nesta segunda-feira, 19. O funeral da monarca conta não só com familiares e amigos, mas também líderes mundiais que se reúnem para o adeus a monarca. 

Uma das figuras presentes chama atenção. Se trata de Juan Carlos I, rei emérito da Espanha e um dos primos distantes de Elizabeth. No entanto, a presença do monarca não foi bem aceita entre parte dos espanhóis, que se demonstraram insatisfeitos, conforme repercutido pelo G1.

A saga de um rei 

A polêmica em torno de Juan Carlos não é atual. Ele foi investigado em 2020 pelo Ministério Público da Espanha após suspeita de fraude fiscal. Todavia, embora o caso acabou arquivado, a atitude do rei em relação ao episódio não foi bem aceita. 

Enquanto era investigado, Juan Carlos deixou a Espanha e encontrou exílio em Abu Dhabi. Ele foi recebido por xeques árabes e também pelo príncipe herdeiro. Além disso, o rei espera um provável julgamento no Reino Unido diante de uma denúncia de assédio, feita por ex-amante.