Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Príncipe Harry

Príncipe Harry é criticado por revelar que matou 25 pessoas na Guerra do Afeganistão

Príncipe Harry revoltou internautas ao fazer revelação sobre o Afeganistão

Redação Publicado em 12/01/2023, às 11h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O príncipe Harry - Getty Images
O príncipe Harry - Getty Images

O lançamento de 'Spare', biografia reveladora do príncipe Harry, tomou as manchetes nos últimos dias. No livro, o neto da rainha Elizabeth II fala não só sobre a convivência com membros da família real, mas também os desafios encarados ao longo dos anos. 

Em um dos trechos da obra, o filho de Charles III revelou que matou 25 pessoas na Guerra do Afeganistão enquanto servia ao Exército britânico. Harry descreveu as mortes como 'peças de xadrez removidas do tabuleiro'. 

"Não foi uma estatística que me encheu de orgulho, mas também não me deixou envergonhado", escreveu Harry, conforme repercutido pela Reuters. "Quando me vi mergulhado no calor e na confusão do combate, não pensei neles 25 como pessoas. Eram peças de xadrez removidas do tabuleiro, pessoas más eliminadas antes que pudessem matar pessoas boas".

Talibã responde

O relato de Harry incomodou o grupo extremista Talibã, que se pronunciou oficialmente após o que foi veiculado pela mídia. 

"A ocupação ocidental do Afeganistão é realmente um momento odioso na história da humanidade, e os comentários do príncipe Harry são um microcosmo do trauma vivido pelos afegãos nas mãos das forças de ocupação que assassinaram inocentes sem qualquer responsabilidade", afirmou Abdul Qahar Balkhi, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão.

Além do grupo terrorista, Harry também encarou críticas de internautas, que alfinetaram os realtos do príncipe sobre as mortes durante o conflito. "Ele tbm não tinha culpa disso?! Foi induzido ??", questionou um internauta, como referência ao fato de Harry ter revelado que foi induzido pelo irmão, William, a usar uma fantasia nazista no passado. "Daqui a pouco ele fala que o irmão obrigou ele a fazer isso também", escreveu outro internauta no Twitter.

"E colocou a culpa em quem? Pq sempre é culpa dos outros o anjo é sempre forçado a fazer as coisas zzzZZZZZ", disse outra conta no Twitter. "Esse aí também, hein?! Se afastou da família real pra ter paz, mas vive dando entrevista, fazendo documentários e agora até livro?! Eu gostava muito dele e da Meghan, mas já tô ficando com ranço.", alfinetou outra conta.

Outros internautas, todavia, saíram em defesa do príncipe. "Cada comentário aqui 🤦🏻‍♀️ Gente, o homem foi pra guerra, é para matar ou morrer! Ou vocês acham que os soldados vão em missão para brincar de casinha e fazer amizades? Isso acaba com o psicológico de qualquer vivente, o cara tá, aparentemente, bem é tipo um milagre", escreveu uma conta. "O pessoal nos comentários descobrindo que soldados matam em uma guerra é ótimo", respondeu outra conta.