Notícias » Tecnologia

Projeto cria braços robóticos para humanos, como personagem de 'Homem-Aranha'

Vindo do Japão, o aparato está gerando curiosidade; entenda

Alan de Oliveira | @baco.deoli sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 22/04/2022, às 12h55 - Atualizado às 12h57

2 braços robóticos em testes no Japão
2 braços robóticos em testes no Japão - Divulgação - ISL Corporation

No Japão, a empresa "MetaLimbs" ("MetaMembros") abriu capital e novos detalhes sobre o produto de sua maior ambição, através de anúncio realizado na última quinta-feira, 21, em sua rede social. 

Trata-se de algo muito inusitado: 2 braços robóticos para agregarem o corpo humano. Foi dado o nome de "Information Somatics Labs" para a ideia que lembrou muito o personagem Dr. Octopus, da série de histórias em quadrinhos Homem-Aranha . As informações são do portal de notícias UOL. 

De acordo com seu site oficial, o objetivo do projeto é “editar livremente as propriedades físicas do corpo humano”. O vídeo afirma que os humanos são limitados pelo número total de membros à sua disposição.

Os gestos sutis da mão robótica são acionados pelo pé do usuário. Um sensor em uma meia detecta o arco dos dedos e o interpreta como um movimento manual. Dependendo da atividade a ser realizada, o manipulador também pode ser substituído por outras ferramentas. 

O movimento extensivo do braço é definido pelas pernas, a partir de marcadores ópticos presos aos dedos e joelhos.

Parece complexo e estranho? Essa é parte da intenção. A ideia é que "múltiplas interações do braço alterem a percepção física do usuário e melhorem suas sensações físicas", segundo a ISL.

O projeto só precisa de uma coisa: Tempo

O protótipo ainda não tem data de lançamento comercial devido a alta demanda de testes necessários para fazer os conectores serem adaptados totalmente a um corpo humano em seus testes.

Veja o vídeo do projeto: