Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gorbachev

Putin lamenta morte de Gorbachev: 'Político com grande impacto na história do mundo'

Após o falecimento do ex-líder da URSS nesta terça-feira, 30, o atual presidente russo encaminhou suas condolências para família de Gorbachev

Redação Publicado em 31/08/2022, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lado esquerdo: Presidente Putin/Lado direito: Ex-líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev. - Getty Images
Lado esquerdo: Presidente Putin/Lado direito: Ex-líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev. - Getty Images

Mikhail Gorbachev, conhecido mundialmente como o último líder da União Soviética, faleceu nesta terça-feira, 30, aos 91 anos, após encarar uma doença grave e prolongada, segundo o Hospital da Academia Russa de Ciências. Nesta quarta-feira, 31, o presidente russo Vladimir Putin lamentou óbito do ex-líder soviético.

Segundo informações do G1, o presidente russo encaminhou um telegrama desejando forças para a família do último líder soviético. De acordo com a mensagem de Putin, Gorbachev teve "um grande impacto na história do mundo".

Mikhail Gorbachev é um político e um estadista que teve um grande impacto na evolução da história do mundo. Guiou o nosso país em um período de mudanças complexas e dramáticas, e de grandes desafios de política externa, econômicos e sociais", disse o presidente, em telegrama divulgado pelo Kremlin.

Mesmo com Gorbachev concordando com alguns pensamentos de Putinsobre o caso de alguns países ocidentais, último líder da URSS fez críticas contra o presidente russo, alegando que ele tem comportamentos autoritários.

Mikhail Gorbachev

Um dos principais marcos da história do Gorbachev foi o fim da Guerra Fria. Porém, muitos russos julgam que ele foi um dos culpados pelo declínio da URSS, após ter iniciado reformas de abertura que gerou um momento economicamente difícil para os países do bloco da União Soviética.

Além disso, Gorbachev conseguiu fazer um trato com os Estados Unidos pelo fim da disputa por armamento nuclear. Em 1990, o último líder da União Soviética, conquistou o Prêmio Nobel da Paz.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.