Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mikhail Gorbachev

Morre Mikhail Gorbachev, último líder da URSS, aos 91 anos

O líder soviético foi responsável pelo fim da potência diplomática e enfrentou doença grave e longa

Wallacy Ferrari Publicado em 30/08/2022, às 18h26 - Atualizado às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gorbachev durante aparição em 2014 - Getty Images
Gorbachev durante aparição em 2014 - Getty Images

Mikhail Gorbachev, conhecido mundialmente como o último líder da União Soviética, faleceu nesta terça-feira, 30, aos 91 anos, como informam agências de notícias russas.      A URSS foi extinta em 1991 através de abdicação do político e do decreto de dissolução por ele assinado, marcando o fim da potência que confrontou os Estados Unidos na Guerra Fria durante o século 20.

A causa da morte não foi divuglada, contudo, o Hospital Clínico Geral confirmou o óbito em seu site, detalhando que ocorreu já de noite, conforme o horário loca, "após uma doença grave e longa". Ele chegou a ser hospitalizado por covid-19 no ano de 2020 e esteve em observação desde então, como relatou o UOL.

Através de sua liderança entre os anos de 1985 e 1991, a URSS encerrou a Guerra Fria sem derramamento de sangue, marcado por acabar com a separação das Alemanhas Ocidental e Oriental através do Muro de Berlim e ainda negociar acordos de redução de armamento com rivais diplomáticos.

O fim de seu governo se deu na noite do Natal de 1991, quando assinou o Acordo de Belovezhskaya e renunciou ao então segundo cargo-máximo mais importante do mundo. Desde então, ministrava palestras e até protagonizou peças publicitárias.