Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mikhail Gorbachev

Gorbachev já havia pedido para derrubar o muro de Berlim dois anos antes

Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, faleceu nesta terça-feira, 30, aos 91 anos

Luisa Alves, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 30/08/2022, às 19h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Mikhail Gorbachev - Foto de Sean Gallup na GettyImages
Imagem de Mikhail Gorbachev - Foto de Sean Gallup na GettyImages

Mikhail Gorbachev, o oitavo e último líder da União Soviética, faleceu nesta terça-feira, 30, aos 91 anos. A causa de sua morte ainda não foi divulgada, mas ele possuía um histórico de problemas de saúde.

Gorbachev foi responsável pela dissolução da União Soviética e solicitou ao líder da Alemanha oriental, que o muro de Berlim fosse derrubado em 1987, dois anos antes de sua queda.

Erich Honecker, líder da Alemanha Oriental na época, recebeu o pedido de Gorbachev e do ministro das Relações Exteriores na época, Eduard Shevardnadze. A anotação só foi encontrada há poucos anos pelo historiador da London School of Economics Wladislaw Subok, já que havia ficado escondida nas anotações de um dos funcionários próximos à Shevardnadze.

A queda do muro poderia ter ocorrido muito antes, se Honecker tivesse cedido, mas ele não deu abertura.  'A reação do nosso amigo a essa ideia foi taxativa', escreveu o colaborador de Shevardnadze.

Proposta

Não há detalhes da proposta, mas o documento é de 30 de maio de 1987. Uma reunião em Berlim Oriental, capital da República Democrática Alemã (RDA), entre os líderes dos países do Pacto de Varsóvia foi organizada nesse período.

Em 12 de junho de 1987, Ronald Reagan, o então presidente americano, pronunciou em frente ao Portão de Brandemburgo, a frase: 'Derrube este muro, senhor Gorbachev. Abra esta porta'.

Por uma fuga em massa de alemães para o ocidente e após uma onda de descontentamento popular, em 18 de outubro de 1989, Honecker foi cassado e substituído por Egon Krenz. Foi então, que pouco tempo depois, em 9 de novembro, que o muro de Berlim foi derrubado.