Notícias » Ciência

Qual era a velocidade do tiranossauro rex? Estudo aponta

A pesquisa foi realizada por especialistas da Universidade Livre de Amsterdã e publicada na revista Royal Society Open Science

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/05/2021, às 11h13

O esqueleto Trix
O esqueleto Trix - Divulgação/Naturalis Biodiversity Center

Uma pesquisa recente da Universidade Livre de Amsterdã afirma que o tiranossauro rex, apesar de ser um grande predador, caminhava à passos lentos. 

Segundo a revista Galileu, a velocidade deste animal seria, conforme os especialistas, de 4,8 quilômetros por hora, semelhante à de seres humanos. O estudo foi publicado no jornal Royal Society Open Science, na última quarta-feira, 21.

Os estudiosos criaram reconstruções por meio de um computador a partir da cauda de um fóssil de tiranossauro adulto para que pudessem estimar a velocidade do animal

Eles escanearam e modelaram os ossos de “Trix”, como é apelidado o espécime que está em exposição no Naturalis Biodiversity Center, em Leiden, na Holanda. Em seguida, os pesquisadores simularam, por meios virtuais, como seus ligamentos se moviam enquanto caminhava.

Conforme Pasha Van Bijlert, antes desse estudo, as estimativas eram todas baseadas em pesquisas sobre os quadris e pernas dos répteis. Ele, quem é autor da pesquisa, declarou em comunicado que os demais estudiosos "geralmente encontraram velocidades de caminhada muito mais altas.” 

Além disso, o estudo atual ainda considerou o comprimento do passo da espécie, o qual foi determinado a partir da análise de trilhas fossilizadas.

“A cauda inteira, pela nossa reconstrução, tinha quase mil quilos. Era realmente apenas como uma massa sustentada por um elástico e a cada passo ela balançava levemente para cima e para baixo. Com o ritmo certo, você consegue muito movimento com pouco esforço”, declarou Van Bijlertà CNN.