Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Protestos

Quase 50 pessoas ficaram feridas durante ato em memória de vítimas de protestos no Peru

A manifestação no sul do país relembrou os 18 mortos em outro protesto contra Dina Boluarte

Redação Publicado em 10/02/2023, às 17h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Protesto no Peru - Reprodução/Vídeo
Protesto no Peru - Reprodução/Vídeo

Na última quinta-feira, 9, quase 50 pessoas ficaram feridas no Peru ao entrarem em confronto com as forças policiais durante uma manifestação na cidade de Juliaca, no sul do país. O ato teria sido organizado por moradores, para homenagear a memória de 18 pessoas que faleceram há cerca de um mês na mesma cidade.

O protesto que resultou em 18 mortos exigia a renúncia da presidenteDina Boluarte. O ato desta quinta-feira começou pacífico, mas se transformou em um confronto quando a polícia começou a dispersar os manifestantes que tentavam entrar no aeroporto Inca Manco Cápac, local em que as 18 pessoas faleceram.

A dispersão feita pela polícia teve o uso de gás lacrimogêneo e provocou fraturas, intoxicação, ferimentos e insuficiência respiratória em 23 pessoas, de acordo com um relatório oficial.

Os feridos

Segundo a Folha de S. Paulo, dentre os feridos estão três menores de idade, e, segundo o texto, um deles foi ferido por arma de fogo. A polícia informou que 25 agentes se feriram. Esse protesto não foi o único que aconteceu no dia, já que, em Lima, capital do país, cerca de 2.000 sindicalistas marcharam em direção ao Congresso.

Parentes e amigos das 18 vítimas que faleceram em 9 de janeiro lamentavam a morte dos familiares, em Juliaca. Eles também gritavam palavras de ordem contra Dina, assim como "o sangue derramado jamais será esquecido" e "quantos mortos você quer para renunciar?".