Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Quatro homens foram presos por roubarem mais de 2 milhões de moedas de dez centavos

Em abril deste ano, bando foi detido após onda de assaltos contra caminhões; com furtos de moedas, bebidas e até camarão congelado

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 31/10/2023, às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Em abril desse ano, um grupo de quatro homens protagonizaram uma série de roubos a caminhões. O bando foi responsável por ataques contra transportes de caranguejo congelado, camarão, carne, cerveja, licor e moedas de dez centavos de dólares.

Por conta disso, segundo o The Philadelphia Inquirer, Rakiem Savage (de 25 anos), Ronald Byrd (31), Haneef Palmer (30 anos), e Malik Palmer (32), estão sendo acusados de conspiração, roubo e furto de dinheiro do governo.

Os acusados foram supostamente flagrados por câmeras de vigilância do estacionamento de uma rede de supermercados. As imagens mostram eles se aproximando de um caminhão e usando um alicate para quebrar a fechadura traseira. A polícia, porém, acredita que eles não tinham ideia do que o veículo transportava.

+ Caminhão com centenas de galinhas tomba e aves ficam espalhadas em pista

Isso porque, repercute o All That Interesting, um dos veículos carregava paletes de moedas de dez centavos de dólar: totalizando 7,5 milhões de moedas; ou seja, 750 mil dólares. Os niqueis haviam sido recolhidos naquele dia na Casa da Moeda dos Estados Unidos, na Filadélfia e seriam enviadas até Miami.

O motorista deixou o caminhão estacionado durante a noite e foi para casa dormir para seguir viagem até o sul na manhã seguinte. Os ladrões, ao descobrirem que os paletes eram pesados demais, transportaram as moedas em sacos menores.

Quando as autoridades foram acionadas, em 14 de abril, se depararam com uma imagem incomum: centenas de milhares de moedas estavam espalhadas pelo estacionamento, brilhando ao sol da manhã.

Moedas espalhadas pelo chão/ Crédito: Reprodução/Video

Nunca vi nada assim", disse o policial da Filadélfia, Miguel Torres, em entrevista ao The New York Times no momento do roubo.

Os policiais tiveram que coletar meticulosamente toda moeda espalhada pelo chão para reuni-las em baldes e determinar a quantia certa roubada: mais de dois milhões de moedas, totalizando 234.500 dólares (quase R$1,2 milhão).

As investigações

Para entender o que aconteceu, os investigadores entrevistaram o motorista do caminhão, que alegou ter encontrado o veículo rompido quando voltou ao estacionamento naquela manhã.

Duas semanas antes, Savage e os irmãos Palmer haviam roubado seis geladeiras de outro caminhão. Na ocasião, eles obrigaram o motorista a sair do veículo e deitar embaixo do veículo enquanto o crime acontecia, aponta o Inquirer.

Outro furto aconteceu contra um caminhão que transportava camarão congelado. Byrd foi interceptado enviado mensagem às pessoas dizendo que tinha uma grande quantidade da carga para vender. Savage também é acusado de tirar 60 caixas de José Cuervo de outro veículo pesado.

Atualmente, os quatro homens estão sob custódia do FBI aguardando julgamento. Mas a grande questão que surgiu foi: afinal, o que eles fizeram com tantas moedas?

Uma parte delas foi usada em máquinas que convertem trocos soltos em notas; outra parte das moedas foi depositada em vários bancos diferentes nos subúrbios da Filadélfia. O restante ainda é desconhecido.

Se por algum motivo você tiver muitas moedas em casa", disse o policial Torres, "provavelmente não é o momento de trocá-las".