Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Faustão

Emocionado, Faustão agradece a família de doador: 'Proporcionou que eu continuasse vivo'

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi submetido a um transplante de coração no último domingo, 27

Redação Publicado em 28/08/2023, às 18h13 - Atualizado em 31/08/2023, às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fausto Silva - Divulgação/Vídeo/TV Globo
Fausto Silva - Divulgação/Vídeo/TV Globo

Neste mês, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por uma cirurgia de transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O doador de Fausto, segundo apurado pelo site Notícias da TV, é Fábio Cordeiro da Silva, de 35 anos, que faleceu no último sábado, 26. A informação foi confirmada pelo apresentador nesta quinta-feira, 31.

Em vídeo divulgado, o apresentador falou abertamente sobre a cirurgia e agradeceu o apoio dos admiradores. "Quero agradecer as manifestações de milhões de pessoas rezando, fazendo mandingas, torcendo pela minha recuperação. Estou com a voz ainda assim porque fui entubado, mas estou me recuperando. Já estou andando três dias depois de operado", disse Faustão.

"Não sinto nada, nenhuma dor. Estou completamente recuperado", explicou o apresentador, que enfatizou: "Volto a me comunicar com vocês, que fizeram uma corrente, uma comoção absurda. Não acreditava que isso fosse acontecer. Já parei de trabalhar na TV e para mim foi uma tremenda surpresa".

No vídeo, divulgado em suas redes sociais, Faustão confirmou a identidade do doador de seu coração e agradeceu ao pai de Fábio. 

"Fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo”, disse ele.

Emocionado, Faustão disse que espera agradecer pessoalmente e também disse que vai honrar a memória de seu filho.

"Vou agradecer sempre e espero um dia agradecer pessoalmente. Essa generosidade me emociona e me emotiva. A única coisa que eu prometo é honrar a memória do seu filho fazendo só coisas boas para você ter cada vez mais", explicou ele.

O doador

Fábio, que faleceu em Santos, no litoral de São Paulo, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) durante seu trabalho como azulejista. Ele já havia demonstrado para seus familiares a intenção de doar seus órgãos, além disso, continha o mesmo tipo sanguíneo que Faustão. O doador teve morte cerebral constatada por médicos no sábado pela manhã.

Ao lado da Casa de Saúde de Santos, onde Fábio Cordeiro estava hospitalizado, se localiza a sede do clube Portuguesa Santista, local em que ontem, 27, dois helicópteros pousaram para realizar o transporte de órgãos. Vale destacar que, informações referindo-se as identidades do receptor e do doador são sigilosas e protegidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o G1, o irmão de Fábio, Flavio Cordeiro da Silva, comentou:

Todo domingo ele estava jogando. Vai ajudar de 12 a 20 pessoas, são 20 famílias ficando felizes".

O suposto doador

Fábio Cordeiro da Silva, morador da cidade litorânea de Mongaguá, há cerca de um mês teve que se afastar da prática amadora de futebol que ele realizava após se sentir mal em algumas partidas. 

No final de semana passado, após passar por exames que não detectaram nada de anormal, ele havia voltado a jogar suas partidas. Porém, na quarta-feira, 23, ele sofreu o AVC enquanto se preparava para sair de seu local de trabalho. 

O rapaz só foi encontrado no dia seguinte, ainda com consciência. Mas, mesmo com o resgate realizado e procedimentos que visavam sua melhora, ele não resistiu.