Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Rara cabeça de deus Mercúrio revela assentamento romano no Reino Unido

A cabeça de cerca de 2 mil anos encontrada por arqueólogos serviu de “dica” para revelação de assentamento romano; entenda!

Isabelly de Lima Publicado em 24/02/2024, às 13h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cabeça do deus romano encontrada no Reino Unido - Reprodução / National Trust Images
A cabeça do deus romano encontrada no Reino Unido - Reprodução / National Trust Images

Uma descoberta arqueológica em Smallhythe Place, Kent, na Inglaterra, revelou a existência de um assentamento romano até então desconhecido. A equipe de arqueólogos, inicialmente focada na história da construção naval medieval da região, deparou-se com uma cabeça de argila sem corpo do deus romano Mercúrio que era datada de aproximadamente 2.000 anos.

A "incrivelmente rara" cabeça de argila, junto a outros achados da escavação, indica a presença de um assentamento romano ativo entre os séculos I e III d.C., de acordo com um comunicado do National Trust, uma instituição de caridade conservacionista.

O que torna a descoberta ainda mais intrigante é o material utilizado na confecção da estatueta. Normalmente, figuras de Mercúrio eram feitas de metal, enquanto a cabeça em questão foi esculpida em argila para cachimbo, um tipo de argila branca e fina usada posteriormente para a produção dos objetos de fumo.

Na época romana, a maioria das estatuetas de argila vinha da região central da Gália (atual França) e da região do Reno-Mosela, de acordo com o comunicado. Estima-se que existam menos de 10 estatuetas de argila em toda a Grã-Bretanha romana, a maioria representando divindades femininas como Vênus, segundo a Live Science.

Religião e comportamento

A presença de uma estatueta de Mercúrio em argila — que retrata o deus com um chapéu e possivelmente vestindo um manto curto (chlamys) ou nu segurando um caduceu (símbolo da medicina) —, oferece um vislumbre da vida religiosa romana na Grã-Bretanha. Tanto as classes populares quanto a elite da época adoravam estatuetas de divindades em seus lares, evidenciando a importância da religião no dia a dia.

A cabeça de Mercúrio e outros artefatos encontrados no local serão expostos ao público em 28 de fevereiro em Smallhythe Place, proporcionando uma oportunidade única de conhecer mais sobre este assentamento romano e as práticas religiosas da época.