Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Raro tesouro religioso é encontrado próximo a lago na Hungria

Conjunto eucarístico e tesouro de moedas de prata foram descobertos em escavação próxima ao Lago Tisza, no condado de Heves, na Hungria

Conjunto eucarístico descoberto na Hungria - Divulgação/Instituto Arqueológico Nacional da Hungria
Conjunto eucarístico descoberto na Hungria - Divulgação/Instituto Arqueológico Nacional da Hungria

Recentemente, arqueólogos do Instituto Arqueológico Nacional da Hungria descobriram, durante escavações na área de uma antiga abadia beneditina próxima ao Lago Tisza — um lago artificial no condado de Heves — alguns tesouros religiosos considerados raros. Entre eles, estava um conjunto para eucaristia de prata, ao lado de algumas moedas de prata.

Em comunicado, o arqueólogo Gábor Virágos, do Museu Nacional Húngaro e presidente do Instituto Arqueológico Nacional, explicou que a descoberta ocorreu após a identificação de uma basílica monástica na área.

No ano anterior identificamos a basílica monástica de três naves e uma igreja redonda antiga. Isto levou à descoberta da abadia beneditina medieval e da igreja do assentamento anterior", disse.

Descoberta

Conforme repercutido pelo Heritage Daily, o conjunto eucarístico encontrado, composto por um cálice e um prato de prata, teria sido utilizado em serviços cristãos no passado. A eucaristia, vale explicar, é o momento simbólico em que se consagra o pão e o vinho, em referência ao rito de Jesus na Última Ceia.

Além dos tesouros religiosos, também havia no local um tesouro com 70 moedas de prata do centavo vienense (denar), datadas dos séculos 13 a 14. Tanto as moedas quanto o conjunto eucarístico, por sua vez, estavam em contexto funerário, ao lado dos restos mortais do falecido com quem foram enterrados.

As moedas foram emitidas pelos príncipes da Áustria, ao contrário do seu nome comum, não só das casas da moeda vienenses, mas também das casas da moeda de Enns e Bécsujhely", pontua Virágos no comunicado. 

Com o projeto de escavação recente, os pesquisadores esperam descobrir mais sobre os locais-chave da Batalha de Keresztes (também conhecida como Batalha de Mezőkeresztes). Ela ocorreu em 1596 naquela área, entre uma força combinada dos Habsburgos-Transilvânia e o Império Otomano.