Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Igreja do século 14 é descoberta sob quadra de tênis na Hungria

Escavações no vilarejo de Visegrád, na Hungria, revelaram ruínas de antiga igreja construída no reinado do rei Sigismundo, do século 14

Foto tirada em meio às escavações na Hungria - Divulgação/Instituto Arqueológico Nacional MNM, Museu Rei Matias
Foto tirada em meio às escavações na Hungria - Divulgação/Instituto Arqueológico Nacional MNM, Museu Rei Matias

Durante escavações realizadas no vilarejo de Visegrád, um antigo castelo medieval com vista para o rio Danúbio, no norte da Hungria, arqueólogos descobriram as ruínas da antiga Igreja da Virgem Maria. Esta, por sua vez, foi construída no século 14, durante o reinado de Sigismundo do Sacro Império Romano-Germânico, onde hoje existe uma quadra de tênis.

Além das ruínas da igreja, os arqueólogos também descobriram vestígios de um confronto ocorrido na área ao redor da cripta que se encontra em frente ao altar-mor escavado. As informações foram divulgadas no Facebook pelo grupo Renascença de Visegrád, que busca revitalizar o castelo e seus arredores.

Ruínas de antiga igreja descobertas na Hungria / Crédito: Divulgação/Instituto Arqueológico Nacional MNM, Museu Rei Matias

Conforme repercutido pelo Arkeonews, Sigismundo fundou um mosteiro franciscano que incluía a igreja escavada recentemente, construída ao lado de seu próprio palácio. Filho de Carlos IV, ele foi governante da Alemanha, Boêmia, Hungria e Croácia, antes de se tornar Sacro Imperador Romano-Germânico em 1433; sua morte se deu pouco depois, em 1437, aos 69 anos.

+ Arqueólogos descobrem vestígios de igreja anglo-saxã de 900 anos sob antiga paróquia

Descobertas

No primeiro dia das escavações, os arqueólogos descobriram os vestígios da antiga igreja e, em frente ao altar-mor, uma cripta que abrigava os restos mortais de três indivíduos. Junto a eles, também havia objetos como uma espora e algumas pequenas esferas de chumbo, que sugeriam que estes corpos pertenciam a soldados.

Além disso, também foi identificada uma tigela de cobra com marcas feitas por armas, o que sugere que teria sido utilizada por um deles para se defender. Ou seja, a igreja pode ter sido, em algum momento, palco de um confronto.

Vale mencionar que após a captura de Visegrád pelos otomanos, em meados do século 16, o edifício provavelmente desabou. No entorno da região também foram encontrados vestígios de um antigo assentamento otomano, onde encontraram moedas, um cemitério e um forno oval.