Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo Animal

Nova técnica com radioatividade pode combater caça de rinocerontes

Projeto Rhisotope, criado por ambientalistas, introduz material radioativo nos chifres para inviabilizar o mercado ilegal

Redação Publicado em 26/06/2024, às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rinoceronte com material radioativo inserido no chifre - Reprodução/YouTube/Rhisotope Project
Rinoceronte com material radioativo inserido no chifre - Reprodução/YouTube/Rhisotope Project

Uma solução inovadora foi desenvolvida por ambientalistas para combater a caça predatória de rinocerontes no orfanato do Limpopo, na região de Waterberg, nordeste da África do Sul. A técnica consiste em adicionar material radioativo as partes mais cobiçadas no mercado ilegal: os chifres dos rinocerontes.

O projeto Rhisotope, liderado por James Larkin, explica que os radioisótopos aplicados foram dosados de maneira a não prejudicar a saúde dos animais. A quantidade de radiação é segura para os rinocerontes, mas suficientemente tóxica para humanos, tornando a venda para consumo medicinal inviável. A introdução do material radioativo é indolor para os animais e realizada rapidamente enquanto estão sedados.

Larkin detalha o procedimento: um pequeno furo é feito no chifre do rinoceronte, onde se insere a quantidade necessária de radioisótopos. A radiação pode permanecer no chifre por até cinco anos.

A dose atinge um nível de radioatividade que é capaz de acionar os detectores de emergência instalados nos postos de fronteiras internacionais", explicou Larkin

Motivação

A iniciativa surgiu após a constatação de que, apesar de diversas medidas de mitigação, os números de mortes de rinocerontes continuaram a subir. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente sul-africano, cerca de 499 rinocerontes foram mortos por caçadores em 2023, um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Estes incidentes ocorreram principalmente em parques estatais e áreas de proteção ambiental.

+ Dia do Rinoceronte: veja 10 grandes curiosidades sobre os rinocerontes.

Nos mercados paralelos, os chifres de rinoceronte têm um valor similar ao do ouro ou cocaína.Arrie Van Deventer, fundador do orfanato do Limpopo, considera a introdução de material radioativo nos chifres como “a melhor ideia que já ouviu”. Ele acredita que essa estratégia pode ser decisiva para acabar com a caça furtiva.

Segundo a 'Revista Galileu', atualmente, cerca de 15 mil rinocerontes vivem na África do Sul. Nesta primeira fase do projeto Rhisotope, apenas 20 rinocerontes participarão do projeto-piloto. A prioridade agora é monitorar a saúde desses animais para garantir que não sejam afetados pela presença dos radioisótopos.