Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Navio

Rebeldes pró-Irã lançam mísseis contra navio de guerra americano USS Mason

O ataque se deu na madrugada de segunda-feira, 27, logo após o destróier USS Mason auxiliar um navio-tanque que estava sendo atacado por piratas

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/11/2023, às 07h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O navio USS Mason - Divulgação/Twitter
O navio USS Mason - Divulgação/Twitter

Um grupo de rebeldes aliados do Irã no Iêmenlançou dois mísseis balísticos em direção a um navio de guerra dos Estados Unidos no Mar Vermelho na madrugada desta segunda-feira, 27. Os mísseis caíram a cerca de 10 milhas náuticas, ou 18,5 km, do destróier USS Mason.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, este incidente foi o mais sério envolvendo um dos navios enviados pelos Estados Unidos para tentar impedir o Irã e seus aliados regionais, como os houthis do Iêmen e o Hezbollah libanês, de se envolverem na guerra ao lado do Hamas palestino.

A fonte explica que o USS Mason havia acabado de responder a um pedido de socorro de um navio-tanque de bandeira liberiana, o M/V Central Park, que estava indo em direção ao Mar da Arábia, no Golfo de Aden. O navio-tanque foi abordado por cinco piratas armados em um bote.

O Central Park, pertencente a um empresário israelense de acordo com a imprensa de Israel, transportava ácido fosfórico e tinha uma tripulação de 22 homens. Os piratas fugiram quando o destróier americano chegou durante a noite de domingo, 26, e foram posteriormente capturados pelos americanos.

Lançamento de mísseis

À 1h41 desta segunda-feira no horário local (19h41 em Brasília), os rebeldes lançaram os dois mísseis em direção geral aos dois navios. O Centcom, em sua conta oficial na rede social X, relatou o incidente.

O Departamento de Defesa afirmou que não houve danos ou ferimentos reportados pelas duas embarcações devido ao incidente. O ataque contra os piratas contou com o apoio de pelo menos um navio japonês da força-tarefa internacional, embora ele não estivesse mais presente no local quando os mísseis foram lançados.